folha-de-coqueiros-logo

FOTOS E FATOS: Veja os acontecimentos da Semana da região de Coqueiros.

Superintendente da Floram, Beatriz Kovalski, e presidente da Pró-Coqueiros, Sibyla Loureiro.

Um novo espaço de lazer.

Representantes da Associação de Moradores de Coqueiros e do Conselho de Segurança da Região de Coqueiros estiveram visitando duas áreas verdes recém–transferidas ao município – por decisão judicial – para preservação ambiental e lazer da comunidade.

Elas ficam na Rua Ivan Dentice Linhares, atrás do Condomínio Belle Vie, e trata-se de mais uma conquista de moradores que, desde 2007, brigam na Promotoria do Meio Ambiente para manter a vegetação e evitar a construção de empreendimentos imobiliários.

A convite das entidades, a superintendente da Floram, Beatriz Kovalski, esteve conhecendo o local e garantiu atender ao pedido da comunidade e  promover a poda das árvores e limpeza do terreno, com a área total de 5.350m². Abandonado, está com mato alto e abrigando moradores em situação de rua. “A proposta é instalar bancos e transformar o lugar num espaço de convivência ”, diz o administrador Humberto Viecelli.

Saiba mais sobre a ação do MPSC em https://www.mpsc.mp.br/noticias/mpsc-obtem-na-justica-o-reconhecimento-da-propriedade-de-duas-areas-verdes-do-municipio-de-florianopolis-

Ainda sobre poda de árvores.

Também ao lado do Condomínio Argus, na Rua Deputado Frederico Kuerten, em Coqueiros, mais de 20 árvores estão com os galhos encostando nos fios de energia elétrica e precisam de uma poda preventiva. A solicitação da presidente do Conseg de Coqueiros, Elaine Otto, é que sejam preservadas as árvores já que elas são o habitat de várias espécies de pássaros e ainda fornecem sombra para moradores tanto da via como para o Condomínio.

Árvores na Rua Francisco Kuerten precisam de poda para evitar galhos em contato na rede elétrica.

Falta sinalização
Travessa Antônio Jeneroso da Silveira, esquina com Rua Doutor Abel Capela, em Coqueiros, além de um cruzamento perigoso, está com a pintura amarela do meio fio apagada. Sendo assim, veículos estão estacionando no local, apesar de uma placa indicando estacionamento proibido. No fim de semana, moradores chamaram a Guarda Municipal de Florianópolis que, por sua vez, não pode multar e nem guinchar os veículos por causa da sinalização irregular.

Esquina da Abel Capela com Jeneroso da Silveira está com a tinta amarela apagada no meio fio.

Como se não bastasse, bem rente à curva, no mesmo cruzamento, um buraco vem crescendo dia-a-dia e quebrando a calçada. Segundo um vizinho, o condomínio já consertou por diversas vezes o local, mas o problema continua tendo em vista que, muitos veículos, para fugir do semáforo da Avenida Almirante Tamandaré, utilizam a Rua Abel Capela como escape do trânsito. “Uma boa solução seria colocar um guarda-corpo na tal esquina”, sugere o aposentado Airton Farias.

Buraco na esquina da Rua Abel Capela com Travessa Jeneroso da Silveira já causou vários acidentes.

Sem esquecer, é claro, que as vias, entre outras do entorno, viraram estacionamento depois que o Detran se instalou no local. Cadê o Estudo de Impacto de Vizinhança exigido pela Prefeitura para expedir o alvará de funcionamento?

Problema antigo
Outro cruzamento que também está trazendo transtornos é o da Rua Santos Lostada com Avenida Almirante Tamandaré. O problema já foi por váriasvezes denunciado ao Departamento de Trânsito da Capital – o Diope- mas os veículos insistem em estacionar bem na esquina. Sem falar que a linha de ônibus da Vila Aparecida é a mais prejudicada, pois, quando os carros estão ali parados, o motorista nem consegue fazer a curva.  Vizinha pede a pintura em amarelo do meio fio para chamar a atenção dos motoristas sem noção.

Cruzamento da Almirante Tamandaré e Santos Lostada está sem pintura na faixa amarela.

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!