
Dia de poda no Jambolão
Depois de ameaçados de corte em 2018, nossos históricos e queridos pés de Jambolão, receberam uma poda preventiva nesta quarta-feira, dia 24. A ação, promovida pela Floram e coordenada pelo chefe de Divisão de Obras da Secretaria do Continente, Thuty Vieira, se estendeu por quase todo o período da tarde e encheu a caçamba de um caminhão com galhos e folhas.
Mais uma vez as árvores foram mantidas na calçada em frente ao Condomínio Forest Park, na Avenida Max de Souza, em Coqueiros. Há sete anos, um movimento popular impediu o corte dos três pés de Jambolão. Respeitando o protesto da comunidade e a decisão em Assembleia, o então síndico Carlos Alberto Lima decidiu preservar as árvores depois de a Floram garantir a poda preventiva nos galhos mais altos das árvores.
“Assim, conservamos os pássaros que ali encontram abrigo e alimento, além da sombra que produz”, disse Carlos à época. E a esposa Rita Lima acrescentou nesta tarde de quarta-feira: “O objetivo da poda preventiva – para evitar a queda de galhos secos – foi trazer segurança aos pedestres, principalmente às crianças das escolas que circulam ali diariamente”.




De volta ao bairro
Por falar em plantas, a boa notícia é que o servidor municipal Tuthy Vieira retornou à Secretaria do Continente e já está – com a sua equipe – dando um novo visual aos bairros de Coqueiros. Limpeza das praias e manutenção da avenida Almirante Tamandaré tiveram uma atenção especial. Depois da limpeza nos canteiros da avenida, essa semana será a vez do plantio de flores.
“Estamos revitalizando novamente a Tamandaré que estava abandonada, com muito mato nos canteiros e nas calçadas. Na programação, também vamos revitalizar as demais áreas como as praças de Coqueiros e demais bairros”, adianta Thuty.


Parque de Coqueiros precisa de manutenção
E quem está precisando de uma revitalização é o Parque de Coqueiros. Morador e arquiteto Rodrigo Kerber, escreve para a redação da Folha apontando alguns problemas pontuais no Parque.
Como frequentador assíduo, ele diz ter percebido que a quadra de futebol (sintético) está se deteriorando rapidamente. Além da grama sintética, as goleiras e telas de proteção.
“Acho que seria um bom momento para os responsáveis fazerem a manutenção dessa e de outras quadras que também necessitem de algo, especialmente para evitar riscos de queda”, diz Rodrigo.




Caminhões de lixo voltam a gerar reclamações.
A empresa que presta serviço terceirizado de lixo em Coqueiros já foi alvo de reclamações de moradores da Rua João Roberto Sanford, quando estacionava seus caminhões em uma casa, fazia barulho de madrugada, deixava cair chorume pela via pública e atraiu baratas, moscas e outros animais para próximo de diversas residências.
Alguns meses depois, a reclamação era porque os caminhões passaram a estacionar em horário de pico na Av. Eng. Max de Souza, bloqueando uma das pistas da avenida.
Agora, a reclamação é dos moradores das imediações da Rua Bento Goia: diversas noites, por volta das 23h, o caminhão estaciona na via e outros caminhões fazem o transbordo do lixo de um caminhão para o outro no local. As denúncias são de barulho excessivo por volta das 23h, cheiro ruim no local e até mesmo veículos circulando na contramão.
A pedido dos moradores, a Pró-Coqueiros, em todas as situações, enviou ofícios à Prefeitura pedindo solução. Semana passada, em contato com a Secretaria do Continente, a Associação foi informada que a Secretaria do Meio Ambiente foi alertada do problema e que notificará a empresa.
Os vizinhos aguardam solução!


Buraco na Fritz Muller
Moradores estão denunciando também um buraco, que não para de crescer na Rua Fritz Muller, nas imediações do número 215.. Como se não bastasse, o acesso à rua, pela Rua Desembargador Pedro Silva, está cada vez mais difícil. O grande problema é o estacionamento de caminhões, principalmente, e carros que acabam prejudicando a visão de quem está saindo da rua e acessando a via principal. A situação já foi registrada por várias vezes na Prefeitura de Florianópolis, sendo a última vez ao secretário adjunto da Secretaria do Continente, Bruno Becker.
Segundo ele, a demanda foi enviada à equipe de asfalto da secretaria. No entanto, já está fazendo 15 dias desde a reclamação e, até agora, nada foi realizado, conforme informação do morador Rodrigo.


Virou estacionamento e dormitório
A calçada da antiga Floricultura Indaiara, que fechou as portas em Coqueiros no mês de dezembro do ano passado, virou estacionamento de carros e dormitório de moradores em situação de rua, já que ainda não foi totalmente desocupada pelo antigo dono. Fechamento da loja se deu após a prefeitura de Florianópolis pedir o espaço, que é público e de propriedade da Escola Carvalhal, para ampliação da unidade municipal de ensino.
A Folha de Coqueiros entrou em contato com o secretário-adjunto da Educação, Eduardo Gutierres para saber o que será construído no local, ou mais salas de aula, ou aumento do ginásio, ou outras obras.
Questionado por moradores, o secretário-adjunto Bruno Becker, do Continente, informou que “o proprietário já procurou a Prefeitura e está cuidando dos trâmites legais para efetivar a desocupação”.


Feira da Orla
E quem fez sucesso e superou as expectativas foi a Feira da Orla que aconteceu no final de semana. O público que circulou pela praia do Bom Abrigo aproveitou o sábado de sol para curtir os comes e bebes e as barracas dos expositores como de produtos mineiros, artesanais e gastronômicos.
Detalhe para o requisitado choripán servido pela turma da Associação dos Moradores e Amigos do Bom Abrigo- Amaba. No comando da churrasqueira, o morador Roberto Ceriotti e o presidente da Amaba, Eduardo Mautone.
Ainda no setor de alimentação, fez sucesso também os marcarons artesanais em kits e embalagens individuais. E ainda o food truck especializado em Crepe Francês, Crepiocas e Tapiocas.
Pra completar, a artesã e professora Dani Almeida, do Canencanto, atraiu visitantes interessados nos seus presentes criativos como as canecas com frases e pinturas desenhadas a mão.
A boa notícia é que a Feira vai acontecer uma vez por mês. Uma oportunidade de confraternizar com os amigos, vizinhos e estimular o comércio local.




