folha-de-coqueiros-logo

FATOS E FOTOS: Confira os acontecimentos da semana no bairro de Coqueiros.

Bairro Abraão é destaque nacional

A semana encerrou com boas e más notícias. Em se tratando de boas, deu manezinha na etapa do STU Florianópolis que aconteceu de sexta-feira a domingo (2 a 4 de fevereiro) no mais novo complexo esportivo do Continente, o Abraão Skate Park. A atleta da Lagoa da Conceição Yndiara Asp conquistou o título na categoria Park Feminino fazendo a festa da torcida que lotou as arquibancadas no último dia do evento.

O Park Masculino também deu pódio para Florianópolis, com a segunda posição do skatista Pedro Barros que ficou atrás apenas do campeão Dan Sabino. O skatista de São Bernardo do Campo (SP) chegou ao título após conseguir a nota 85 na bateria final.

Também o skatista de Florianópolis Kalani Konig foi o quarto colocado na final da categoria Street que teve Ivan Monteiro como campeão e Karla Carolina que se consagrou campeã da categoria Street Feminina. O skatista do bairro Rio Vermelho também já havia garantido a quarta posição na categoria Park.

A próxima etapa do STU acontece no mês de março em Criciúma. Conheça abaixo o Abraão Skate Park.
Fotos: Guilherme Brazzalle

Más notícias: lixo e Dengue

Depois da divulgação feita semana passada sobre o acúmulo de lixo no antigo food truck de Coqueiros, ao lado do Posto 4 Ilhas, a Folha de Coqueiros recebeu novas denúncias de imóveis abandonados, com sujeira e possíveis invasões.

Entre eles, está o terreno da Rua Marques de Carvalho, ao lado do número 158. De acordo com a moradora Zelita Chamone, a casa foi vendida, mas ainda não foi demolida totalmente, fato que está atraindo moradores em situação de rua e acumulando muito lixo.

A foto enviada por Zelita mostra o portão aberto o que facilita a entrada, inclusive, de ladrões e furtos nas residências vizinhas. “Ou fecha-se o portão ou a prefeitura exige da empresa que comprou a área a limpeza do terreno que já está se tornando um possível criadouro do mosquito da Dengue”, sugere Zelita.

Praia limpa atrai banhistas

Por falar de acúmulo de lixo, a moradora Eliane Gaio solicita à prefeitura a limpeza permanente da Praia da Saudade, principalmente pela balneabilidade da praia, que se encontra própria para banho. Ela diz que costuma pegar sol com lixo em sua volta. “Sempre junto plástico, cacos de vidro e ainda fezes de cachorros. Para completar, o Bar Beer and Porks (foto) joga água com sabão na areia”, lamenta, ao lembrar que, antes do Verão, a praia sempre estava limpa sendo um atrativo para os banhistas.

Bancos quebrados no Bom Abrigo

No Bom Abrigo a situação está pior. Conforme fotos enviadas à Folha de Coqueiros, há sujeira na praia, cacos de vidro espalhados na areia, bancos quebrados, entre outros. “Nós, moradores do Bairro Bom Abrigo, estamos reclamando do abandono da praia. É lamentável”, diz a moradora Marina, que mandou as fotos abaixo.  

Falta educação dos tutores

E por falar em fezes de cachorro, está na hora dos tutores terem mais educação. Já que nas praias é proibida a circulação de cães, embora a lei não seja respeitada e nem fiscalizada, os passeios públicos são boas alternativas. No entanto, não está fácil desviar dos detritos deixados pelos pets como destaca o morador José Jaco.

“Moro em Coqueiros perto do Posto da Polícia e há dias tenho dificuldades de caminhar nas calçadas e ruas da praça em razão do grande número de cocô de cachorros. Gosto dos pets, mas o tutor precisa de um pouco de atenção e higiene. Não se pode desviar o olhar que se pisa num cocô de um cão, cujo tutor não têm o mínimo de respeito para com os demais”.

Ainda sem conserto

Morador que denunciou o estado precário do abrigo de ônibus ao lado do Trailer do Piva, em frente ao Residencial Coqueiros, na Rua Desembargador Pedro Silva, manda mensagem para Folha de Coqueiros comunicando que “nenhuma atitude foi tomada até agora.  Ponto de ônibus continua com a base apodrecendo e a presença de goteiras no abrigo em dias de chuva”, afirma Eustáquio Andréa Patounas.

As pedras agradecem

Luis Minozzo manda fotos da limpeza feita hoje na Praça e na Praia do Meio. “Por sorte estava no local e pedi para retirarem o lixo atrás das pedras”, diz, ao registrar a quantidade de detritos jogados entre as pedras, próximo aos ranchos de pescadores. “Começamos com uma placa alertando para não depositar entulho, mas infelizmente ela já quebrou. Talvez mais pessoas de olho ajudem a cuidar e a limpar”, sugere.

PREFEITURA DIVULGA CALENDÁRIO DE LIMPEZA

Procurada pela Folha de Coqueiros, a nova secretária do Continente, Kely Mattos Figueiredo, informa que a limpeza das praias já está sendo feita por uma equipe de reeducandos do Sistema Prisional de Santa Catarina. No momento, segundo ela, são apenas oito trabalhando. “Antes tínhamos 16, mas muitos já foram soltos. Então, já fizemos a solicitação para ampliar para 28 reeducandos. Estamos só aguardando a liberação do juiz”, diz Kely.

O cronograma de limpeza nas praias do Continente funciona assim:  todas segundas e terças-feiras, a equipe se desloca para a orla de Coqueiros, Abraão, Itaguacu e Bom Abrigo. Já nos demais dias no Balneário, Beira-mar Continental e Jardim Atlântico.

CONHEÇA O NOVO COMPLEXO ESPORTIVO DO ABRAÃO

STU Floripa estreou as pistas do primeiro Skate Park do Continente, no Abraão.

Os atletas do Circuito Brasileiro de Skate STU Floripa fizeram a estreia as duas pistas do primeiro Skate Park do Continente, no Abraão, aptas a receber campeonatos tanto nacionais quanto internacionais. A inauguração desse novo espaço desportivo e de lazer de Florianópolis, no entanto, vai acontecer posteriormente ao evento, em data a ser definida.  Só depois disso é que o local será aberto ao público em geral, e as pistas poderão ser utilizadas até mesmo pelos skatistas iniciantes.

A etapa Florianópolis do STU abriu a temporada do Circuito Brasileiro de Skate. O evento recebeu atletas de todo país nas modalidades Paraskate, Street e Park. Já as competições, tiveram início na sexta-feira (2) e terminaram no domingo (4). Dos competidores desta etapa, 12 são da Capital catarinense.

As obras de transformação do Parque do Abraão no Skate Park, conduzidas pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura, têm prazo até abril para serem concluídas. Construído de acordo com as normas e especificações da Confederação Brasileira de Skate, vai contar com a maior pista de skate Bowl/Park da cidade, além de ser a segunda maior do tipo de Santa Catarina, com 1.355,90 m2, e com uma pista de skate Street de 744,90 m2 com arquibancada. Sendo que as pistas possuem detalhes estratégicos: o design curvo (mesmo da Street) harmoniza com a paisagem, e o concreto, permeado por áreas verdes e taludes gramados, a fim de minimizar o impacto visual dos volumes elevados.

Mas para a realização do STU Floripa também já estavam disponíveis as áreas de quiosques para alimentação e de estar, um petplace e estacionamento com 93 vagas. Somente após o evento é que serão finalizados os serviços complementares de recuperação do que for eventualmente danificado pela retirada da estrutura provisória montada especialmente para o circuito brasileiro, e de colocação do mobiliário na área do Skate Park, e da vegetação, no estacionamento, especificamente. Além da iluminação pública, que ficará a cargo da Cosip.

Do que já havia no Parque do Abraão, foi mantida a pista de caminhada, o playground, o campo de futebol, a academia e a horta comunitária, nem tudo, porém, de forma idêntica ou no mesmo lugar. Essa pista, que era em terreno natural, passou a contar com piso em concreto com definições tanto para caminhada quanto para ciclovia, e a horta foi ampliada.

Texto e fotos: Ascom/PMF

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!