folha-de-coqueiros-logo

Exposição dos Milagres Eucarísticos fica até domingo na Igreja de Coqueiros.

Mostra percorreu 5 continentes e apresenta registros históricos, fotográficos e científicos de Carlo Acutis.

Quem quiser conhecer um pouco da história do Beato Carlo Acutis, que será canonizado no próximo dia 7 de setembro pelo Papa Leão XIV, poderá visitar a Exposição dos Milagres Eucarísticos na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Coqueiros. A mostra ficará aberta ao público no fim de semana: no sábado das 9h às 12h e das 14h às 19h; e domingo das 11h às 12h.

No local, é possível apreciar o trabalho de Carlo Acutis que, aos 12 anos, passou a pesquisar e catalogar mais de 130 Milagres Eucarísticos que já aconteceram no mundo. O estudo foi feito pela internet no ano 2000. A exposição traz parte deste trabalho e reúne painéis das páginas que ele elaborou, com os textos que escreveu e traduziu, fotos de igrejas e relíquias que encontrou em livros ou que ele mesmo tirou.

Também pode ser contemplada uma relíquia de 3° e 2° grau do Carlo Acutis e uma pétala de rosa que estava sob o túmulo dele, há 6 anos, e continua viva. “Ela já foi analisada por laboratórios e, às vezes, orvalha”, diz Ana Carolina Dias Momm, catequista e coordenadora do Grupo de Jovens da igreja e que está organizando a exposição. A mostra já percorreu cinco continentes.

“A nossa paróquia tem um projeto de atividades mensais com crianças, que são tardes lúdicas, artísticas, jogos, artesanatos, sempre ligadas à fé e devoções católicas. Foi nesse contexto que pensamos em trazer a exposição. Carlo Acutis foi um santo criança, um adolescente e, portanto, um grande exemplo para todos, principalmente para os pequenos”, aponta Ana Carolina, ao acrescentar:

“E como seu trabalho foi sobre os milagres eucarísticos, escolhemos apresentar a amostra uma semana antes da Festa de Corpus Christi, que celebra a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, ou seja, no pão e no vinho consagrados durante a missa”.

SAIBA MAIS

Carlo Acutis foi beatificado em 2020 após o Vaticano reconhecer um milagre realizado por ele no Brasil, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, apesar dele nunca ter vindo ao país: um menino com um pâncreas malformado teria sido curado após ter contato com uma camiseta de Acutis.

Morto em 2006 aos 15 anos, vítima de uma leucemia, Acutis foi chamado de “o primeiro beato de calça jeans e tênis”. Ele nasceu em Londres, mas viveu a maior parte da vida entre as cidades italianas de Milão e Assis, e morreu em Monza.

Considerado “ciberevangelista” e “padroeiro da internet”, Carlo Acutis é associado à internet porque usava as redes para evangelizar e tinha conhecimento de ciência da computação muito acima da média para garotos da idade e para quem não possuía estudos específicos sobre o assunto.

O adolescente Carlo Acutis, que usou suas habilidades com computadores para espalhar a fé católica, se tornará o primeiro santo da geração millennial, quando for canonizado em setembro.

A EXPOSIÇÃO

Milagres Eucarísticos são milagres de Deus que confirmam a fé na presença real de Cristo na Eucaristia. Estes prodígios demonstram que, apesar de a aparência ser de pão e vinho, a Eucaristia é verdadeiramente o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, na maioria dos milagres o pão se transforma em carne, e o vinho, em sangue. Submetidos a inúmeras análises científicas, a única explicação para tais fenômenos é o poder de Deus.

Alunos do Colégio Nossa Senhora de Fátima, do bairro Estreito, visitaram a exposição.

Fotos: Divulgação/Igreja Nossa Senhora do Carmo

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!