folha-de-coqueiros-logo

Escola Segura: unidades estaduais começam a receber segurança de policiais da reserva.

Só na região de Coqueiros, são 11 escolas atendidas. Na área continental, são 55 ao todo.

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), atendendo a determinação do governador Jorginho Mello, iniciou nesta segunda-feira, 5, o Programa Escola Mais Segura, com o reforço de policiais da reserva remunerada fazendo a segurança nas escolas estaduais.

A integração destes policiais ao efetivo está sendo feita de forma gradativa de acordo com a finalização do seu processo de contratação e de treinamento. “Nosso objetivo é que todas as escolas sejam atendidas pelo Programa, com policiais da reserva”, afirmou o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa.

Área Continental

No Continente, de acordo com a comandante do 22º BPM, major Clarissa Soares, são 55 escolas e creches sendo atendidas por policiais nas entradas e saídas dos turnos escolares. Só nos bairros de Coqueiros, Bom Abrigo e Abraão são 11 ao todo. “ Já estamos atuando nas escolas desde o ocorrido em Blumenau, no mês de abril. Todos os dias, policiais acompanham o início e término das aulas em escolas públicas e privadas”, aponta a comandante, ao destacar a atuação do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) -que, em 2023, atua em 100% dos quintos anos na área Continental.

Tragédia em Blumenau

Depois de 60 dias da tragédia que vitimou quatro crianças em Blumenau, o Governo do Estado, com o Programa Escola Mais Segura, garante o policiamento nas escolas estaduais. Aquelas unidades que ainda não contam com o policial da reserva, previsto no Programa, contam com a ronda da segurança escolar diariamente.

Os policiais empregados no programa, além do conhecimento adquirido ao longo de toda a carreira de policial militar, estão recebendo treinamento específico para atuação no ambiente escolar.

O Programa Escola Mais Segura já capacitou mais de 41 mil integrantes da educação e mais de 1.500 policiais com o protocolo “Fugir, Esconder e Lutar”. Além disso, policiais militares da atividade administrativa estão também realizando as atividades operacionais, dando mais segurança a alunos, pais, professores e profissionais da Educação.

Já a Polícia Científica, além de contribuir com o trabalho de proteção em escolas de dois municípios, está desenvolvendo o Programa PCI na Escola. Nele, o órgão oferece palestras com abordagens educativas e preventivas.

O Programa Escola Segura tem a participação de todas as forças da Segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica), além das secretarias da Segurança Pública e da Educação, que está tendo papel pedagógico importante.

Texto e Fotos: Divulgação / PMSC

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!