folha-de-coqueiros-logo

Escola Praia do Riso inicia matrículas para 2026. Confira as atividades oferecidas.

A Folha de Coqueiros visitou a escola e conheceu o projeto pedagógico em entrevista às professoras Cristina Cardoso, coordenadora do Ensino Fundamental, Camila de Oliveira, coordenadora da Educação Infantil e Kátia Borges.

Há 42 anos, a escola Praia do Riso vem se destacando no cenário educacional e ecológico da região de Coqueiros. Conhecida por construir uma gestão diferenciada e participativa, a escola mais uma vez se prepara para receber novos alunos para o ano letivo de 2026.

Para tanto, as matrículas – para o ensino infantil e fundamental (1° a 5° ano) – já estão abertas e várias atividades, que fazem parte do cotidiano, se encontram na programação (veja abaixo).

Entre elas, o lanche coletivo; a ciranda de livros; as brincadeiras ao ar-livre e ainda a importância da reciclagem de resíduos, projeto que a escola adota desde 1985, quando iniciou o programa de coleta seletiva da Prefeitura de Florianópolis.

“Aqui, todo o pátio é considerado a sala de aula”, aponta uma das fundadoras da escola, Kátia Borges, referindo-se ao amplo terreno que abriga a instituição. Cercado por árvores centenárias, o local atrai os alunos tanto para brincadeiras como para a prática de esportes na quadra reservada para jogos de …………..

Sem contar, o lanche coletivo – levado pela família de cada turma – que ensina os alunos a partilharem os alimentos. E o melhor: ele é feito em grandes mesas junto à natureza. Ainda no pátio, uma atividade de educação ambiental: o contato com plantas na mini agrofloresta.

“Os alunos gostam de cultivar os chás e levam para pendurar em frente às salas de aula para secar”, dizem as professoras Camila e Cristina. Elas lembram que a preocupação da escola sempre foi com a preservação da área verde. “Uma luta constante, especialmente quando se trata de corte das árvores, já que elas são um patrimônio do bairro”, acrescenta Kátia Borges.

CASA ROSA

Construída em ………….. (ou no século passado), a chamada Casa Rosa, abrigada no terreno da escola, conserva muita história a começar pela arquitetura. Ali, funcionam a sala da administração, a biblioteca e espaços destinados aos alunos do turno integral.

Como eles passam o dia inteiro na escola, os ambientes foram preparados para acolher os alunos como se eles estivessem na própria casa. Tem a sala do soninho, a sala para oficinas e brincadeiras, a sala para fazer tarefas. “Temos como princípio o respeito às necessidades da criança. Um tempo para brincar, um tempo para descansar e um tempo para fazer as tarefas”, aponta Kátia.

Além da casa centenária, nos 3.600 metros de área da instituição também foi descoberto um sítio arqueológico em 2019. Para completar, no terreno também é feito um sistema de compostagem de resíduos.

GESTÃO

Como o próprio nome indica, a APPR (Associação Pedagógica de Pais e Professores) é administrada por um Conselho de Pais e professores, eleito a cada dois anos. Trata-se de uma escola privada, mas sem fins lucrativos e de gestão transparente.

“Segundo o MEC, é um formato de escola comunitária que baseia-se na gestão participativa e na parceria entre escola, família e comunidade”, exemplifica Kátia.

Um bom exemplo, além dos Conselhos Administrativo, da Família e Pedagógico, é a presença da família também no cotidiano. Fora o lanche coletivo, a família pode deixar a criança nas dependências da escola tanto no início das aulas como no final do período.

COMO FAZER A MATRÍCULA
Informações de vagas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental (de 1º ao 5º ano), pelo telefone 48 3248-3003.

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!