folha-de-coqueiros-logo

Donos de canoas da Praia do Meio são notificados

Prefeitura dá prazo de sete dias para remover as embarcações. Do contrário, canoas serão recolhidas ao depósito do município.

Dois dias após a reunião na Praia do Meio para resolver o impasse das canoas havaianas e barcos de pesca depositados na beira da praia, a Superintendência Municipal da Pesca, Maricultura e Agricultura deu um prazo de sete dias para os proprietários removerem as embarcações da orla.

O comunicado se deu através de uma notificação fixada em cerca de 34 barcos, na quinta-feira, dia 10, em cumprimento à denúncia de ocupação em área pública feita por moradores e entidades comunitárias.

De acordo com o superintendente, Adriano Roberto Weickert, a intenção da pasta – a exemplo do que vem sendo feito em outras praias de Florianópolis- é fazer o ordenamento da praia conforme a lei Orgânica do Município, que diz “ser proibido obstruir o livre acesso de pessoas em espaços públicos”.

Para permanecer à beira-mar, segundo Adriano, o proprietário precisa comprovar que é pescador e vive da profissão, além de confirmar que  reside na Capital. Desse modo, poderá ocupar um local na orla, desde que não atrapalhe o fluxo de pessoas.

“Entre as embarcações, notamos que tinham dois caiaques, sendo que um deles foi retirado ontem. O dono sabia que estava irregular e evitou futuros transtornos”, disse Adriano ao pedir à colaboração dos moradores no sentido de fiscalizar a praia. “Já temos experiência de que no prazo de 60 a 90 dias o pessoal volta para o local. Por isso, precisamos dos olhos da comunidade, já que não temos fiscal para atuar em todos os balneários”, apontou.

CANOAS HAVAIANAS
Sobre as canoas havaianas, o superintendente disse que será analisada a autorização expedida à empresa Clube Kanaloa VA’A, que depositou barcos e um caixote na beira da Praia do Meio para promover aulas de canoagem. Adiantou, no entanto, que mesmo que as canoas fiquem no local, o baú com material das aulas deve ser removido.

MULTA PARA QUEM NÃO RETIRAR DA PRAIA
Assinados pelo gerente de Pesca José Paulo Vieira, as notificações devem ser cumpridas até a próxima quinta-feira, dia 17. “Se não forem recolhidos os apetrechos, faremos uma ação conjunta com outros órgãos da prefeitura e vamos remover todos para o depósito do município. Para retirar a embarcação, o responsável terá que pagar uma multa”, avisa o gerente, ao acrescentar seu espanto diante das 34 embarcações: “ali tem mais canoas do que gaivotas”.

COMO SE CADASTRAR
Como segunda etapa do processo, o responsável pelo barco que comprovar a profissão de pescador, deve comparecer na Superintendência da Pesca, na Avenida Rio Branco, 611, 3º andar, e levar a documentação para se cadastrar.

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!