O Brasil celebra neste domingo o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data, 20 de novembro, marca a morte do líder negro Zumbi dos Palmares, morto em uma emboscada no ano de 1695. A data, inclusive, pode se tornar feriado nacional (PLS 482/2017).
Em alusão à data, a Feira do Parque de Coqueiros estará promovendo – com apoio da Prefeitura de Florianópolis – o evento “África em Nós”, que acontece a partir das 9h, no Parque de Coqueiros.
A programação reúne Feira Afro, gastronomia, música, artesanato, entre outras atrações. Confira abaixo
HISTÓRIA
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.
Zumbi foi morto em 1695 por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil. A proposta de tornar 20 de novembro feriado nacional já foi aprovada pelo Senado e aguarda a votação na Câmara dos Deputados.