folha-de-coqueiros-logo

Descartado crime ambiental na orla de Coqueiros: IMA identifica presença de microalgas em São José.

Praia da Saudade. Foto Daniel Marques

Preocupados com a mancha escura e morte de peixes na orla de Coqueiros, desde a Praia da Saudade até Itaguaçu e Abraão, moradores e representantes de entidades comunitárias se mobilizaram nesta quarta-feira, dia 6, e contataram órgãos ambientais (foto) para avaliar a causa do alerta ambiental.

A Casan, por sua vez, não identificou nenhum problema no sistema de elevatórias, por exemplo, e a Marinha também descartou a provável poluição causada por embarcações. O problema só será identificado após análise das águas promovida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Foto Márcia Quartiero/Blog do Abraão.

No entanto, em São José, onde também apareceram peixes mortos na Ponta de Baixo, o IMA, quando cientificado da mortandade, mobilizou a equipe da Gerência de Laboratório e Medições Ambientais para a coleta de amostras e avaliação das possíveis causas do evento. Foi identificada a presença de microalgas conforme relatório abaixo.

O instituto também esteve na orla de Coqueiros para a coleta de amostras na água que, de acordo com os demais órgãos presentes na tarde dessa quarta-feira, na Praia da Saudade, a situação dever ser a mesma do município de São José: proliferação de microalgas.

“Tendo em vista a ocorrência de domingo, acredito que a situação reportada pelo IMA em São José, das algas, não exclua um problema local de vazamento de sujeira no mar das praias de Coqueiros. A mancha de sujeira que aconteceu domingo pela manhã na Praia da saudade é exatamente igual a ocorrência desta quarta-feira”, aponta o coordenador do Núcleo do Meio Ambiente do Conselho de Segurança de Coqueiros, Daniel Marques.

Foto Márcia Quartiero/Blog do Abraão.

Confira o parecer do IMA

https://www.ima.sc.gov.br/index.php/noticias/

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!