Na presença de cerca de 10 moradores e de integrantes do Conselho de Segurança da Região de Coqueiros (Conseg 31), foi oficialmente criada a Rede de Vizinhos da região central da Praia do Meio, em Coqueiros. De número 56, a nova rede reúne seis ruas (veja abaixo) e o projeto é aumentar a segurança na redondeza já que, nos últimos meses, os furtos aumentaram na vizinhança.
“A proposta é promover o conceito de Polícia Comunitária que nada mais é do que exercer a vigilância natural, ou seja, todos de olho na casa do vizinho praticando a mútua cooperação”, explica o tenente Rocha, coordenador do Programa na área Continental de Florianópolis.
Acompanhado da comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Clarissa Soares e do soldado Bruno, tenente Rocha, além de informar o funcionamento e objetivo da Rede de Vizinhos, também ensinou o passo-a-passo para se cadastrar no Aplicativo PMSC Cidadão.
“É uma maneira de manter vínculos com vizinhos e resgatar o sentimento de acolher um ao outro”, define a comandante Clarissa, lembrando que o importante é todos os moradores da região de abrangência da Rede se cadastrarem, mesmo morando num só condomínio. “Temos redes no Continente com 80 participantes”, acrescenta tenente Rocha.
CONSEG 31
A reunião aconteceu no salão de festas do Condomínio Boulevard Coqueiros, localizado na Rua Estilac Leal, e foi escolhido como administrador do Grupo o morador Hudson, engenheiro que já foi vítima de furtos, assim como os demais moradores que procuraram a ajuda do Conseg de Coqueiros para servir de elo entre a sociedade e a Polícia Militar.
A preocupação, segundo os moradores, está voltada ao aumento de furtos nas imediações. Por isso, procuraram alinhar ações para melhoria da segurança na vizinhança, entre elas a reunião no 22º BPM que resultou na instalação da Rede de Vizinhos.
“O Conseg foi peça chave para essa rápida aproximação com as autoridades”, celebra Hudson que, após a reunião, se comprometeu a fazer um levantamento de preços da Placa que deve ser colocada em frente às residência e de moradores que quiserem adquirir. “Assim, é possível baratear os custos, programando uma compra grande”, calcula.
“Para a direção do Conseg 31, trata-se de uma vitória e afirmação de que Segurança e Cidadania são binômios inseparáveis. Estão de parabéns os moradores que lideraram este movimento”, destaca a presidente do Conselho de Segurança da Região de Coqueiros, Elaine Otto.
COMO PARTICIPAR DA REDE
- Ser morador das ruas que compõem a Rede de Vizinhos;
- Se cadastrar no Aplicativo PMSC Cidadão;
- Dúvidas e aquisição da Placa para ser colocada em frente ao imóvel, entrar em contato com o administrador do Grupo engenheiro Hudson: 48 99963-4300.