O Conselho de Segurança da Região de Coqueiros – Conseg 31 – que abrange os bairros de Coqueiros, Itaguaçu, Bom Abrigo, Vila Aparecida e Abraão – está convidando a comunidade para a sua última reunião do ano, que acontece nesta segunda-feira, dia 28, a partir das 19h30 (veja convite abaixo). Na pauta, um balanço das atividades, planejamento para 2023 e ainda o lançamento de mais dois Núcleos Setoriais: o do Meio Ambiente e do Plano Diretor.
A exemplo dos Núcleos criados neste ano, o da Mobilidade e dos Condomínios, os novos grupos têm como proposta atrair um número maior de público para discutir e tentar solucionar as demandas da região. Para coordenar o Núcleo do Meio Ambiente, será convidado o empresário Daniel Marques, que pretende ampliar as pesquisas em torno da implementação da balneabilidade da Praia da Saudade às demais praias da região de Coqueiros.
Já para o do Plano Diretor, será oficializado o nome do engenheiro agrimensor, Jorge Getúlio Vargas Freitas. Representante no Conselho da Cidade de Florianópolis pela Pró-Coqueiros, Getúlio tem se debruçado nos últimos anos a estudar o Plano Diretor e assuntos relacionados como, por exemplo, temas ligados às cidades inteligentes e sustentáveis.
“Tivemos um saldo positivo no decorrer desse ano. A frequência de moradores, representantes de órgãos públicos e privados aumentou por conta das questões debatidas em conjunto”, avalia a presidente Elaine Otto, apostando nos bons resultados para 2023.
Além dos Núcleos, Elaine também destaca a importância do Canal Conseg, grupo de WhatsApp que reúne mais de 100 participantes. “O Grupo é um instrumento de ligação entre o Conselho de Segurança e a Comunidade. Através dele, podemos colher informações importantes e prioritárias, levá-las às reuniões e, consequentemente, às autoridades competentes”, acrescenta.
PENDÊNCIAS
No entanto, algumas demandas como a manutenção da Ciclofaixa de Domingo em Coqueiros, falta de segurança no trânsito e perturbação do sossego, problemas que tendem a aumentar na temporada de Verão, ainda estão pendentes de solução. “Já convidamos o secretário municipal de Segurança, coronel Araújo Gomes, para uma apresentação das atividades da pasta ao longo do ano. E vamos tentar resolver, em parceria, essas questões”, aponta Elaine.
No caso da Ciclofaixa de Domingo, de acordo com o comandante da Guarda Municipal, Valci Brasil, o atraso na montagem está ocorrendo por falta de cones. Entre os fatores apontados, estão os eventos promovidos na cidade, que exigem sinalização, e a nova Via Amiga implantada na Beira-Mar Continental.
Projeto foi implantado em agosto de 2013
A título de informação, a Ciclofaixa de Domingo foi criada em agosto de 2013 pela Prefeitura de Florianópolis, através do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), e começou a funcionar no dia 28. O projeto, com o objetivo de proporcionar entretenimento e lazer para a comunidade e estimular o uso da bicicleta dentro de uma nova política de humanização da cidade., compreendia uma extensão de aproximadamente cinco quilômetros, entre a Praia de Itaguaçu e a Beira-Mar Continental (Avenida Poeta Zininho), passando por toda a orla de Coqueiros.
No percurso, foram acomodados 2 mil cones e o horário estabelecido para funcionar era das 8 às 17h, período que não vem sendo cumprido pela Guarda Municipal, responsável pela colocação dos cones, que tem montado a via a partir das 11h. O fato tem gerado preocupação devido à falta de segurança de ciclistas, pois os veículos acabam não respeitando o local quando não há sinalização adequada.
CONFRATERNIZAÇÃO
Ao final do encontro, a diretoria do Conseg vai oferecer um coquetel aos participantes. Um momento, com certeza, de confraternizar e desejar bons ventos ao próximo ano.