Na próxima segunda-feira, dia 13, toma posse a nova diretoria do Conselho de Segurança da Região de Coqueiros (Conseg 31). A solenidade acontece no auditório do Hotel Castelmar, às 19h, e será compartilhada com mais três Consegs de Florianópolis: Centro; Canasvieiras e Portal do Extremo Sul (veja convite abaixo).
À frente do Conseg de Coqueiros estarão a presidente Elaine Otto, o vice-presidente Leonardo Contin, os secretários José Vitor Silva e Sibyla Loureiro, e, na Diretoria Social, Luiz Frantz.
“Nossa proposta é dar continuidade ao trabalho que o Conseg já vinha desenvolvendo como da criação de Núcleos Setoriais, a princípio o da Mobilidade e de Condomínios, na tentativa de discutir problemas comuns e que envolva a segurança e cidadania. Também é proposta da gestão cultivar novos participantes para reuniões ordinárias e promover encontros itinerantes”, aponta Elaine Otto.
MAIS DE 20 ANOS DE ATUAÇÃO
Um dos mais antigos do Estado, o Conseg de Coqueiros foi criado em 2001 depois que um grupo de moradores dos bairros Coqueiros, Itaguaçu, Bom Abrigo, Abraão e comunidade da Vila Aparecida – após a morte de um policial civil com um tiro na cabeça, em frente à filha, no bairro Abraão – se mobilizou e entregou um abaixo-assinado exigindo “Mais segurança”. O governador na época era o senador Esperidião Amin.
A primeira diretoria assumiu em maio de 2002. À frente da entidade, estava o morador do Bom Abrigo, Luiz Fernando Balsini – eleito presidente por aclamação.
De lá prá cá, o Conseg se consolidou pela atuação na área Continental de Florianópolis e, ao longo desse período – já computada a diretoria que assume agora – foram 12 gestões. Pessoas que decidiram – voluntariamente e sem nenhum rendimento – trabalhar em prol da região, uma qualidade dos bairros Coqueiros, Itaguaçu, Bom Abrigo e Abraão: a de lutar por melhorias.
Moradores, é verdade, que sempre deram uma lição de cidadania e preocupação com o meio ambiente, com a racional ocupação do solo, com a mobilidade urbana e com questões que afetam o dia a dia da comunidade.
PRESIDENTES
Além de Balsini – o primeiro presidente – vale destacar a dedicação dos saudosos Hylas Barros e Thiers da Cunha Marques, além de Edu Caldeira Antunes, Marcos Pinar, Sibyla Loureiro e Elaine Otto, que assume pela segunda vez para o biênio 2022/2024.