folha-de-coqueiros-logo

Entidades comunitárias da região de Coqueiros participam de audiência pública e levam demandas de moradores.

Debate aconteceu na quinta-feira, dia 8, na Câmara de Vereadores da Capital e discutiu mobilidade.

O Conselho de Segurança de Coqueiros – Conseg 31 –, a Associação de Moradores de Coqueiros – Pró-Coqueiros e Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis – Amobici – participaram nesta quinta-feira, dia 8, da Audiência Pública promovida pela Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana e Defesa do Ciclista.

Coordenada pelo presidente da Frente, vereador Maikon Costa, a pauta tinha como assuntos principais a gratuidade do transporte público nos finais de semana durante a temporada de verão, obras na SC 406 e também questões de mobilidade na região de Coqueiros, especialmente a possível exclusão da Ciclofaixa de Domingo.

Moradores do Rio Tavares fizeram uma apresentação sobre a atual situação da SC 406 que, por conta de obras da prefeitura, está causando transtorno à comunidade que perdeu espaço para transitar nas calçadas e na ciclovia implantada na rodovia.

O assunto também foi tema da professora Ana Destri, representante da Amobici – e criadora do Projeto Bicicleta na Escola. Integrante também do Núcleo de Mobilidade do Conseg 31 de Coqueiros, Ana fez uma retrospectiva da atuação da Amobici com relação aos compromissos assumidos por candidatos a prefeito da Capital e ao governo do Estado.

“Em 2016 preparamos uma Carta Proposta aos concorrentes à Prefeitura de Florianópolis, depois de um levantamento realizado com alunos da Escola Básica João Gonçalves Pinheiro, do Rio Tavares. O pedido principal dos alunos foi: Terminem o que começaram”, destacou Ana, ao lembrar que embora comprometidos com as demandas imprimidas na Carta, até 2019, nada havia sido feito.

“Nossas demandas sempre estão voltadas para promoção de vias mais seguras, com redução de velocidade para atenderem os seres caminhantes e seres ciclistas. As ruas não foram feitas apenas para os veículos motorizados”, desabafa Ana, ao afirmar que novamente foi feita uma carta proposta aos candidatos ao Governo de Santa Catarina. Sem, no entanto, por conta da pandemia do Coronavírus, a participação das crianças.

E fez ao apelo ao presidente da Frente Parlamentar: “Gostaríamos que o novo governador, Jorginho Mello, assinasse a carta. Para tanto, pedimos a colaboração do vereador Maikon Costa”.

CICLOFAIXA DE DOMINGO

A presidente do Conseg 31 de Coqueiros, Elaine Otto, destacou a importância do Projeto implementado em 2013 pela Prefeitura da Capital. Com objetivo de estimular o uso da bicicleta e caminhadas, a Ciclofaixa de Domingo compreendia um trecho entre a Praia de Itaguaçu e a Beira-Mar Continental (Avenida Poeta Zininho), passando por toda a orla de Coqueiros. Numa extensão de aproximadamente cinco quilômetros.

No percurso, foram acomodados 2 mil cones, número esse que foi reduzindo ao longo dos anos. “Estamos aqui participando desta audiência para prestigiar o Parlamento, que nos representa, e tentar unir forças para manutenção do projeto”, solicitou Elaine, ao lembrar que a Ciclofaixa de Domingo já faz parte da programação de final de semana de moradores até de fora da região. “É um momento de lazer que não podemos perder”, acrescenta.

O problema, segundo ela, é a demora na montagem da Ciclofaixa de Domingo que, ao invés de seguir a proposta inicial, ou seja, das 8 às 17, agora está sendo montada a partir das 11h pela Guarda Municipal, responsável pela organização. “A ausência da sinalização da via com os cones coloca em risco a vida de jovens, crianças, adultos e idosos. 

Representando a Associação de Moradores de Coqueiros- Pró-Coqueiros – a presidente da entidade, jornalista Sibyla Loureiro, apontou que, segundo o comandante da Guarda Municipal, Valci Brasil, estão faltando cones para atender os três eventos que acontecem na cidade: Ciclofaixa de Coqueiros; Via Amiga do Ciclista da Beira-Mar Norte e Via Amiga da Beira Mar Continental. Além disso, o atraso na montagem da Ciclofaixa está diretamente ligado à ampliação do horário da Via da Beira-Mar Norte e a criação do projeto semelhante na Beira Mar Continental.

“Por ironia, a Via Amiga tornou-se nossa inimiga”, brincou Elaine, ao final da reunião.

Ao aplaudir à presença do Conseg de Coqueiros referindo-se “a boa atuação da entidade” , Maikon Costa e a vereadora Manu, que participou da audiência, garantiram encaminhar o pedido da comunidade ao secretário Municipal de Segurança Pública, coronel Araújo Gomes.

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!