

Nesta quinta-feira, dia 17, iniciam os trabalhos do primeiro trecho de implantação do Parque Coqueiros-Luz, projeto voltado à criação de um passeio público que se estende, pela beira-mar, do Parque de Coqueiros até o Parque da Luz. Trata-se da Oficina de Manejo da Vegetação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que acontece das 9h às 12h.
Em parceria com a Floram, Comcap e Corpo de Bombeiros, serão suprimidas 30 espécies exóticas já catalogadas e marcadas em visita promovida pelo professor João de Deus Medeiros, do Departamento de Botânica da UFSC, e de técnicos da Floram, que concedeu a licença.
“Vamos começar a estruturar o caminho nesse primeiro trecho que vai do Parque de Coqueiros até o IFSC, pela orla. A supressão se faz necessária já que as plantas exóticas estão prejudicando a vegetação nativa”, explica o coordenador do projeto, professor Francisco Antônio Carneiro Ferreira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.
No local, estão previstos, além do corte das plantas exóticas invasoras, a manutenção das plantas nativas existentes na orla, e a introdução de espécies nativas de ocorrência local. A intervenção recebeu aprovação da Floram conforme Projeto de Recomposição Vegetal – PRV, através do Processo n.211794-2024. Uma placa alusiva ao PRV será fixada na área.
“A atividade faz parte da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSC (veja a programação abaixo) e o objetivo é realizar a limpeza de resíduos na área e o manejo da vegetação exótica com vistas à recomposição do ecossistema e a implantação do futuro Parque Coqueiros–Luz”, coloca o professor.


ENTIDADES PARCEIRAS
A oficina é promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC Campus Continente), a Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM) e a Associação de Moradores de Coqueiros (Pró-Coqueiros).
O evento também conta com o apoio do Primeiro Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, da Comcap e das ONGs Frutificar Sustentabilidade e Ecoando Sustentabilidade.
Após o plantio haverá o monitoramento das mudas, a fim de garantir o seu desenvolvimento.
SERVIÇO
Oficina de Manejo de espécies exóticas, identificação do Passeio Verde, plantio de espécies nativas
Horário: das 9h às 12h
Local: na orla adjacente ao IFSC Continente
Coordenadores: biólogo Rodrigo KiKo Bungus (Pró- Coqueiros) e professor Francisco Antônio Carneiro Ferreira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.

