Moradores de prédio da Rua José do Valle Pereira ganham autorização da Marinha para instalar uma raia.
A semana começou com uma polêmica na Praia da Saudade, em Coqueiros: a colocação de boias para marcação de uma raia. Depois de algumas fotos e comentários nos grupos de WhatsApp, finalmente a questão foi esclarecida. Em contato com a Folha de Coqueiros, o coronel da reserva Daniel Marques explicou que os moradores do novo prédio construído na Rua José do Valle Pereira, o Village Bleu, solicitaram à Marinha do Brasil licença para instalar a sinalização.
“Colocamos duas raias na Praia da Saudade para balizar a entrada e a saída de embarcações. As duas foram autorizadas e homologadas pela Marinha do Brasil e constituem sinalização oficial agora. Tudo foi feito de maneira correta para evitar algum risco na água, pois o local tem muitas pedras”, explica Daniel, lembrando que o local é público e, segundo ele, além de se constituir num local seguro também valoriza o bairro. O investimento foi de cerca de R$ 4 mil. Veja autorização abaixo.
A título de ilustração, o Condomínio, recém – finalizado, ainda aguarda algumas autorizações para ser habitado. Ao todo, são 16 famílias que formaram uma Associação para comprar o terreno, em 2016, e, na sequência, erguer o prédio. Segundo Daniel, primeiro foram autorizadas a retirada das casas no local, após a limpeza do terreno que envolveu uma obra no sistema de esgoto sanitário abrangendo vários imóveis da rua.
“Quando chegamos aqui, a Praia da Saudade tinha 8% de balneabilidade, o cheiro de esgoto da água do mar era insuportável. Foram cinco anos de luta para limpar a água do mar e, hoje, a balneabilidade chega a 90%, ou seja, a praia está própria para o banho”, comemora Daniel, destacando que a despoluição da água trouxe de volta o peixe Cavalinha, que já forma um grande cardume na superfície e meia água.
Em tempo: No último boletim de balneabilidade divulgado pelo IMA – Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina – no dia 5 de agosto, a Praia da Saudade encontra-se própria para o banho. https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/relatorio/relatorioBalneabildade