folha-de-coqueiros-logo

Outubro Rosa: Centro de Saúde de Coqueiros promove o Dia D para mulheres.

Divulgação foi feita durante reunião do Conselho Local de Saúde, além de outros assuntos (foto).

No próximo dia 19, o Posto de Saúde de Coqueiros vai promover o Dia D dedicado às mulheres. Várias ações estão sendo organizadas para marcar o Outubro Rosa, campanha de conscientização e autoconhecimento na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

Para tanto, as usuárias do Centro de Saúde já podem marcar suas consultas médicas e odontológicas na unidade. Além das consultas, as pacientes poderão fazer o exame preventivo e inserção do DIU.

As informações foram divulgadas na reunião do Conselho Local de Saúde de Coqueiros pela secretária, enfermeira Juliana Araújo, ao explicar quem deve fazer os exames:

O Ministério da Saúde/Instituto Nacional do Câncer (INCA) recomenda que todas as mulheres com idade entre 50 e 69 anos realizem mamografia com intervalos máximos de dois anos visando a detecção precoce do Câncer de mama.
Em relação ao papanicolau: exame preventivo do colo de útero é preconizado pelo Ministério da Saúde, realizar entre os 25 aos 64 anos.

Outros assuntos também foram discutidos pelos conselheiros presentes. Confira abaixo:

ELEIÇÕES

A próxima eleição para o mandato dos novos conselheiros deverá acontecer no próximo ano, até o mês de junho. Para tirar dúvidas sobre a questão, participou do encontro a representante do Conselho Municipal de Saúde, Gerusa Machado. Ao todo, são oito integrantes do Conselho, sendo a metade de usuários e a outra de servidores da unidade. Quatro titulares e quatro suplentes.

FALTA DE PROFISSIONAIS

Gerusa também destacou a defasagem de profissionais na rede municipal de saúde. Segundo ela, um dos problemas é que os servidores que -por algum motivo- se afastam da função não são substituídos. Outra questão é o processo seletivo de contratos temporários,  pois o período de trabalho termina e o cargo volta a ficar sem profissional. E os mais prejudicados são os usuários, que não recebem atendimento e perdem, com as constantes mudanças, a identificação com os médicos.

VILA APARECIDA

Foi discutido ainda as dificuldades que o Centro de Saúde da Vila Aparecida tem enfrentado. O mais caótico é a falta de espaço para abrigar os profissionais. Só para exemplificar, a unidade não tem nem sala de vacina para atender os usuários.

Segundo Gerusa, há um terreno destinado para construção de um novo centro de saúde, mas até o momento nada foi resolvido.  Informou ainda que, para desafogar as demais unidades da região e acolher melhor os moradores, nas quartas-feiras será destinado um espaço para a imunização no Centro de Saúde da Vila, além do apoio da Van da Vacinação.

Presente à reunião, o presidente da Associação de Moradores de Coqueiros- Pró-Coqueiros, Leonardo Contin, lembrou que trata-se de uma situação emergencial. “A Comunidade está recebendo muitos moradores de fora vindos de países como Venezuela, Haiti, entre outros.  Então, se faz necessário mais espaço para atender adequadamente essa população, especialmente as crianças”, aponta Leonardo.

Participaram da reunião, os Conselheiros Airton Farias, Fátima dos Santos, Lizete Contin, Marilda Borges Neutzling, Sibyla Loureiro, Marina Martins, Flamir Fernandes Duarte, Juliana Araújo, presidente da Pró-Coqueiros, Leonardo Contin, além de estagiários da unidade.

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!