folha-de-coqueiros-logo

Campanha arrecada tênis para o paratleta Geovane Jhow: uma história de superação.

Amigos e colegas do paratleta Geovane Peres lançaram uma Campanha um tanto diferente. De cunho social, ela se destina a contribuir para a prática de Geovane no esporte. Para tanto, está solicitando a doação de tênis para treinos de rendimento de atletismo, de número 38.

“Não existe um tênis apropriado para ele. Sendo assim, os tênis normais se desgastam muito rápido por conta da maneira de Geovane correr”, diz a treinadora Ana Cláudia Maria de Jesus Rodrigues, carinhosamente chamada de Cacá.

Com 36 anos, Geovane, mais conhecido como Jhow, teve paralisia cerebral no parto. Morador da Vila Aparecida, em Coqueiros, ele só começou a andar aos 9 anos de idade. “Até então, eu precisava do auxílio de todos, principalmente da minha família, até para comer”, argumenta, ao acrescentar:

“Hoje sou independente e até moro sozinho. E essa conquista devo ao esporte e a minha treinadora Cacá. Sinto como se tivesse na maior idade”, celebra o paratleta, de sorriso fácil e de pura superação.

Atualmente, ele faz parte da Associação de Capoeiras (AACESC), na modalidade Atletismo. E tem representado o município de Florianópolis nas corridas de rua e em pista. Na última Meia Maratona da Ilha da Magia fez 5 quilômetros, na categoria geral, em 37 minutos. “Foi a minha melhor marca”, festeja, ao destacar que já acumula 15 provas só na corrida de rua.

BOLSAS PARA OS ATLETAS

Voluntária no projeto que treina equipes de rendimento de atletismo, Ana Cláudia Maria de Jesus Rodrigues, a Cacá, está tentando um convênio para a equipe com a Prefeitura de Florianópolis através do seu Projeto Atletismo para Todos.

“Não tem como fechar a porta pra eles”, aponta Ana Cláudia, que além do Geovane, também treina mais três atletas com deficiência e um com autismo, na UFSC, onde também dá aulas.

Ana Cláudia é formada em Educação Física no Cefid/Udesc, e desde os 11 anos pratica atletismo. “Sempre sonhei em trabalhar com a comunidade numa espécie de retorno à direção que o esporte me proporcionou”, acredita a treinadora, que também tem um projeto voltado às crianças denominado Formando Campeões para a Vida.

Com o filho Ariel, de 10 meses, no colo e na expectativa de conseguir uma bolsa para seguir treinando a equipe, Ana Cláudia, hoje, dá aulas em pistas cedidas pelas universidades: uma do Cefid, da Udesc, que fica em Coqueiros, e a outra na UFSC. “Antes, estávamos praticando na pista do Parque de Coqueiros”, completa a treinadora, que é casada também com o educador físico.

No momento, além dos outros alunos, está treinando o Geovane para o Parajasc, que acontece no mês de maio em Blumenau. A competição é destinada a atletas com idade a partir dos 15 anos que apresentam deficiências física, auditiva, intelectual ou visual.

De acordo com Ana Cláudia, Geovane vai participar na Modalidade Atletismo, nas provas de 1.500 metros, 800 metros e 400 metros.

Para doações: com a treinadora Cacá: contato WhatsApp: 48 99616-4322
E Geovane: contato WhatsApp: 48 98442-1408

Instagram Geovane: https://www.instagram.com/geov3664?utm_source=qr&igsh=dzF3N2NlMXhhbHBi

Texto e fotos: Sibyla Loureiro

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!