Terrenos abandonados que acabam virando depósito de lixo são comuns por toda a cidade. Na maioria das vezes, a postura dos vizinhos é reclamar para o poder público e continuar a viver com o problema. Mas para um grupo de moradores da Vila Aparecida, a atitude foi diferente. A comunidade se mobilizou em torno de um projeto liderado pelo empresário e morador da Vila, Ewerton Silva, o Pitu, e transformou um espaço tomado pelo mato numa horta.
O local fica na Rua José Joaquim de Santana, que dá fundos à Rua da Fonte, principal via de acesso à Vila Aparecida. “Todos estão colaborando com a iniciativa. Quem não está colocando a mão na terra, está doando tijolo, tinta, terra preta, tela e semente”, comemora Pitu.
A área é pequena, mas já está dando bons resultados. No local, foram cultivados pés de pitanga, abóbora, mamão, jaboticaba e alguns temperos. “As árvores do local, com mais de 25 anos, serão preservadas. E vamos aproveitá-las para plantar maracujá e chuchu no mesmo lugar”, conta orgulhoso Pitu.
Segundo ele, o mais importante de toda a atividade é plantar e depois colher o que foi cultivado. “Moradores estão criando o hábito de buscar alguns temperos para cozinhar em casa. Ainda estamos no começo do plantio, mas logo teremos frutas e legumes no espaço”, garante Pitu ao destacar também o processo de compostagem que está sendo desenvolvido junto à horta.