folha-de-coqueiros-logo

Barulho e velocidade no trânsito foram as principais denúncias na reunião do Conseg.

Reunião do Conselho de Segurança de Coqueiros, Conseg 31, mais uma vez trouxe denúncias recorrentes apontadas pelos Núcleos Setoriais da Mobilidade e de Condomínios, grupos instituídos no início do ano pela nova diretoria do Conselho. Entre elas, a perturbação do sossego em ruas que se dividem entre residências privadas e comerciais, e a falta de segurança no trânsito nas principais vias da região.

Com relação ao excesso de barulho, o Conseg tem recebido diversas notificações de moradores da Rua Estilac Leal. O transtorno, segundo eles, já vem de longa data e é causado pelos frequentadores dos bares e restaurantes próximos. “Antes definida no zoneamento urbano como área residencial, hoje a rua se tornou uma área mista sem as medidas necessárias para um ordenamento legal”, diz a presidente do Conseg, Elaine Otto.

De acordo com a presidente, que encaminhou pedido de providências ao secretário do Continente Guilherme Pereira, a situação tende a se agravar com a chegada do verão e o aumento, principalmente, no número de visitantes à Via Gastronômica de Coqueiros. “Moradores já fizeram Boletins de Ocorrência seguindo orientação dos representantes das polícias Civil, Militar e Municipal, que participam das nossas reuniões, solicitando respeito aos horários estabelecidos por lei para o descanso merecido de vizinhos durante à noite”, acrescenta Elaine.

Presentes à reunião, síndicos que moram na Rua Estilac Leal também se manifestaram e pediram mais uma vez a colaboração dos órgãos públicos no sentido de fiscalizar o barulho fora do horário permitido pelo um bar que fica na esquina da via. Segundo os síndicos, a algazarra segue até 5h da madrugada nas quartas, quintas e sextas-feiras, pois depois que acaba a música do estabelecimento comercial, começa o barulho na rua com os frequentadores e com funcionários fazendo a limpeza do bar.

TRÂNSITO

Já os integrantes do Núcleo Setorial de Mobilidade Ativa, representados no encontro pelo professor do Cefid/Udesc, Joris Pazin, pelo engenheiro Arthur Ostetto e a professora do Neim Coqueiros, Ana Destri, também apontaram problemas recorrentes no trânsito da região. De acordo com Ana Destri, que coordena o Projeto Bicicleta na Escola, três questões envolvendo a segurança no trânsito devem ser resolvidas.

Uma delas é a montagem da Ciclofaixa de Domingo que não está seguindo o horário determinado desde a implantação do Projeto em 2013, qual seja das 8h às 17h. A Guarda Municipal está colocando os cones com atraso –  para proibir o estacionamento – apenas as 11h da manhã. “A questão está trazendo risco aos usuários, já que os veículos não respeitam a sinalização horizontal, que é a pintura na rua”, afirma a professora.

Ana também pediu- diante dos acidentes e para dar mais segurança aos ciclistas e pedestres- a redução da velocidade nas vias principais de Coqueiros – Avenida Engenheiro Max de Souza e Desembargador Pedro Silva para 40km ao invés dos 60km estabelecido atualmente. Também lembrou da promessa feita pela prefeitura de instalar a Ciclofaixa de Coqueiros no trecho entre o antigo Restaurante Trintão até o Parque de Coqueiros.

BALNEABILIDADE

Conforme pauta da reunião, a palestra especial ficou a cargo do empresário e coronel da reserva do EB e morador de Coqueiros, Daniel Marques. Ele apresentou o “case Balneabilidade da Praia da Saudade”, implementado pelo Village Bleu Résidence Nautique e Marques Silveira Empreendimentos.

Em forma de slides, o empresário mostrou a implantação voluntária do projeto, desde 2017, que melhorou a qualidade da água do mar em 985% segundo dados do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e recolheu quatro toneladas de detritos e lixo da Praia da Saudade na ação comunitária “O mar começa aqui”. Hoje a praia está própria para o banho e o projeto – que contou com a parceria técnica da UFSC – tem como proposta ser implementado nas demais praias da região de Coqueiros

CONDOMÍNIOS

Também foi destaque da reunião a apresentação da empresária e coordenadora do Núcleo dos Condomínios, Ângela Dal Molin. Proprietária do Jornal dos Condomínios, ela mostrou aos participantes a edição do mês de setembro que trouxe na Capa a reportagem sobre A importância dos Consegs nas Comunidades em que Atuam. Lembrou que a publicação estava assinada pela secretária do Conseg, Jornalista Sibyla Loureiro, e disse que a escolha da jornalista em redigir a matéria se pautava no conhecimento da profissional no assunto.  

“É uma das integrantes do Conselho que mais tempo se dedica, de forma voluntária, à instituição, pois faz parte da diretoria do Conseg de Coqueiros desde 2001, quando da sua criação”, assinala Ângela, ao destacar ainda a boa repercussão da matéria entre os síndicos, público alvo do jornal.

PARTICIPANTES

A reunião contou com cerca de 30 participantes, entre moradores, membros da diretoria do Conseg de Coqueiros, representantes de entidades comunitárias, de instituições privadas e de órgãos públicos. Entre eles, o novo presidente da Associação de Moradores do Abraão, Delmar Corrêa; o secretário do Continente, Guilherme Pereira; e delegado Márcio Fortkamp.

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!