A empresa europeia Whoosh, que opera os patinetes elétricos em Florianópolis, promove na quarta-feira, dia 24, uma campanha educativa para o uso correto do equipamento na cidade. O treinamento gratuito acontece das 10h às 19h, junto ao chafariz do Largo da Alfândega, e está voltado aos moradores da Capital e turistas maiores de idade.
Está aí uma boa oportunidade para os usuários terem mais cuidado nas ruas já que, desde que começaram a circular em Florianópolis – em junho do ano passado -, os veículos são alvos de queixas envolvendo acidentes e o mau uso nas vias, praças e parques, como está ocorrendo no Parque de Coqueiros. Adolescentes estão utilizando a pista de caminhada para fazer manobras perigosas e em alta velocidade, colocando em risco os frequentadores do local (foto abaixo mostra a pista com marcas dos patinetes usados de forma indevida).
De acordo com a empresa, que está lançando o projeto internacional no Brasil, o chamado Riding Scholl, a proposta é ensinar regras básicas para a operação segura dos veículos e também atualizar as normas de trânsito. As aulas são acessíveis tanto para iniciantes quanto para usuários experientes.
Cada participante, acrescenta a empresa, terá acesso a um programa de treino personalizado e adaptado ao seu nível, com orientação de um instrutor, numa dinâmica que dura cerca de 15 minutos.
Estarão presentes o CEO da Whoosh no Brasil, Francisco Forbes, o secretário Municipal de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne, e Valci Brasil, superintendente de Transportes e Mobilidade de Florianópolis.
Confira o conteúdo da campanha:
- Regras de trânsito atualizadas para transporte de mobilidade pessoal;
- Operação detalhada da patinete;
- Procedimentos para iniciar a viagem com segurança;
- Áreas permitidas e restritas para uso de patinetes elétricos;
- Princípios essenciais da condução responsável;
- Aspectos a observar durante a condução;
- Procedimentos recomendados em situações de emergência;
- Técnicas para terminar a viagem e estacionar adequadamente a patinete.
Mais informações no https://whoosh.bike/br.