folha-de-coqueiros-logo

Audiência pública vai discutir a situação das bibliotecas em Santa Catarina.

Nesta terça-feira, dia 18, será discutida em audiência pública a situação das bibliotecas escolares do Estado. Promovido pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com apoio de diversas entidades da área de bibliotecas, o evento inicia às 18h30 no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright.

“É fundamental que professores, pedagogos, pais e mães, diretores escolares e todos aqueles que acreditam na educação estejam nessa audiência que se constitui como uma oportunidade única. Afinal, iremos debater a qualidade das bibliotecas escolares, pois muitas não têm estrutura física e nem profissional adequado. A partir daí, serão definidas ações para melhoria do setor”, desta a bibliotecária Mônica Barreto.

O movimento vai ao encontro de uma mobilização nacional, que vem acontecendo em diversos estados, em prol da Lei 12.244/2010. Esta lei propõe a universalização das bibliotecas escolares e teve seu prazo de cumprimento ampliado até 2024.

NÚMEROS

Embora o estado ocupe a primeira posição no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) de 2021, infelizmente ainda é muito comum escolas com poucos recursos, um deles as bibliotecas nesses ambientes.

Em pesquisa realizada em 2021 pelo Conselho Regional de Biblioteconomia de Santa Catarina, com municípios com mais de 5 mil habitantes que possuem escolas a partir de 500 alunos, motivos como infraestrutura precária, ausência de bibliotecário e falta de ambiente físico destacam-se entre aqueles que não possuem bibliotecas.

“Isso reflete a ausência de políticas públicas do estado e dos municípios que são tão essenciais para que esses espaços sejam construídos, desenvolvidos e, principalmente, tenham os recursos adequados para o potencial que possuem para o processo de ensino e aprendizagem”, observa Mônica.

Diante disso, a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alesc, presidida pela deputada Luciane Carminatti e atendendo pedido de um coletivo interinstitucional de entidades e organizações vinculadas ao tema, promove a audiência com o objetivo de ampliar e fortalecer a atuação das bibliotecas escolares municipais e estaduais.

SERVIÇO

O QUE? Audiência pública sobre bibliotecas escolares

QUEM? Comissão de Educação, Cultura e Desporto e entidades da Biblioteconomia

QUANDO? 18 de abril, 18h30

ONDE? Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright (ALESC) – Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310, Centro, Florianópolis – SC

Transmissão ao vivo pelo youtube.com/assembleiasc

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!