folha-de-coqueiros-logo

Associação de Moradores pede aterro e drenagem no Parque de Coqueiros.

Obras da prefeitura não estão contempladas no projeto de revitalização da área de lazer.

Moradores de Coqueiros e do Bom Abrigo levam demandas aos secretários Valter Gallina e Gui Pereira

Diretoria da Associação de Moradores de Coqueiros – Pró- Coqueiros – esteve reunida nesta segunda-feira, dia 31, com o secretário municipal da Infraestrutura, Valter Gallina, para apresentar algumas demandas não contempladas no projeto de revitalização do Parque de Coqueiros. Entre elas, a necessidade de aterrar a área de lazer e promover a drenagem do local.

“O parque foi construído num solo extremamente lodoso. Portanto, não adianta revitalizar e não aterrar, especialmente porque toda a vez que dá maré alta, o espaço onde ocorrem os eventos fica totalmente alagado”, explica o vice-presidente da Pró-Coqueiros, Rodrigo Bungus, o Kiko.

Conforme Kiko, outra questão que precisa ser sanada é o entupimento da rede de drenagem. “Com o adensamento, entrou muita areia da praia e entupiu o sistema de drenagem. É preciso fazer um sistema novo. Quando chove, a drenagem atual enche e leva água para dentro do parque em vez de levar para fora”, aponta.

Na reunião, também foi solicitada a recuperação da parte que fica atrás da sede da administração do parque, onde antes havia um circuito infantil para andar de bicicleta. Também outra demanda apresentada pela diretoria é a instalação de um alambrado para preservar o mangue, já que moradores em situação de rua costumam invadir a área para se abrigarem.

Em se tratando de memória do Parque de Coqueiros, foi pedida a recolocação da placa- ao lado da tradicional âncora – homenageando os apoiadores que contribuíram financeiramente e tecnicamente para a construção do Parque de Coqueiros.  A presidente do Conselho de Segurança de Coqueiros (Conseg 31), Elaine Otto, que também participou do encontro e portadora de um vasto material histórico da área de lazer, garantiu enviar a relação de nomes para a implementação da placa.

BOM ABRIGO

Presentes à reunião, diretores da Associação de Moradores e Amigos da Praia do Bom Abrigo (Amaba), Sidney e Nívea, entregaram ao secretário Gallina ofício solicitando providências para consertar o deque em frente à orla – que está com as madeiras danificadas e com buracos – e a calçada em pétit-pavê quebrada quando da retirada de árvore para obras de saneamento da Casan. Pedidos anteriormente já protocolados na Secretaria Municipal do Continente.

” Saímos com a promessa de que as demandas serão prontamente atendidas. Essa semana vão começar o restauro da calçada da orla, semana que vem o reparo no deque, por ora apenas um “remendo”, já que a reforma total – muito necessária- será apenas a partir de março quando haverá novas licitações”, comemora Nívia, da Associação do Bom Abrigo.

Além de Nívia e Sidney, da presidente do Conseg 31, Elaine Otto, e do vice-presidente da Pró- Coqueiros, biólogo Kiko Bungus, e do secretário Valter Gallina, estavam presentes a engenheira Isabel, responsável pelo setor de obras da Secretaria de Infraestrutura, a presidente da Pró-Coqueiros, jornalista Sibyla Loureiro, além do secretário do Continente, Guilherme Pereira.

AS OBRAS DO PARQUE

A Prefeitura de Florianópolis iniciou dia 27 a revitalização do espaço de 35.288 m². A área de lazer, incluindo quadras esportivas e passeio para caminhada e corrida, será remodelada e ampliada.

Mudanças também serão feitas nos equipamentos de ginástica, o playground, o pet place e o prédio onde funciona a administração. O investimento total na reforma do parque é de R$ 4,2 milhões e será executado pela empresa Satélite Construções e Engenharia Eireli, com prazo de contrato de até seis meses.

Nos primeiros dias das obras no Parque de Coqueiros, foram retirados os alambrados dos campos de futebol e, na sequência, será feita a demolição do concreto na quadra de basquete. Atualmente, o parque tem dois campos de futebol, um sintético e um de areia, e três quadras: basquete, futevôlei e vôlei de praia.

Após a revitalização, serão duas quadras de beach tennis, uma de futevôlei e uma poliesportiva para futsal, basquete, vôlei e handebol. Além disso, dois campos de futebol, um sintético e um de grama natural.

A pista para caminhada e ciclismo terá as quatro faixas, duas em cada sentido, renovadas e aproximadamente 40% do pavimento em concreto será trocado e pintado. Já as academias de ginástica serão substituídas por equipamentos novos e os atuais aparelhos de alongamento passaram por reforma.

O playground será ampliado e ganhará brinquedos modernos e acessíveis, além de piso emborrachado. O pet place será revitalizado e vai ganhar novos brinquedos.

Serão instalados novos pergolados e decks em madeira. Os existentes serão reformados. O mesmo se aplica à edificação onde funciona a administração e os sanitários do parque.

OUTRAS OBRAS

Ainda no bairro, conforme informa o secretário Valter Gallina, a prefeitura trabalha em melhorias na orla da Praia do Riso, com instalação de deques e mobiliários para contemplação da paisagem; no trapiche da Praia da Saudade, que será substituído por um novo e na praça governador José Boabaid. No Abraão, a prefeitura vai construir uma pista de skate para competições nacionais e internacionais.

“Acredito que nunca a prefeitura investiu tantos recursos na região de Coqueiros como neste ano”, diz o secretário aos líderes comunitários. Questionado pelo vice-presidente da Pró-Coqueiros Kiko Bungus sobre a falta de espaço no Parque de Coqueiros para abrigar os frequentadores, principalmente nos finais de semana, Gallina acredita que o público deve reduzir com a reforma da Praça da Praia do Meio e revitalização do Parque do Abraão.

“A proposta é justamente essa, de ampliar as áreas de lazer para atender o grande número de moradores e visitantes”, afirma o secretário em resposta à preocupação também de adensar o Parque de Coqueiros com novos equipamentos.

“Nosso Parque é um bem precioso, construído e bastante utilizado pela comunidade. A área já é pequena para os dias de grande presença de visitantes e entendemos que qualquer nova utilização sobre o Parque deve ser bem planejada em conjunto com a comunidade que o construiu e tem pelo local uma estreita ligação afetiva. A comunidade gosta do parque livre, sem muitas construções que impeçam a vista do mar. Também é preciso manter as áreas livres para eventos como piquenique e, acima de tudo, é um parque, e não uma arena esportiva como alguns pretendem”, afirma a moradora Beatriz Cardoso.

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!