*André Eitti Ogawa
A vida acelerada nas cidades torna imprescindível a busca por momentos de maior cadência. Desapertar o passo, desafrouxar o cinto, ajustar a respiração, organizar as ideias e livrar a cabeça dos problemas, mesmo que momentaneamente, são atitudes que nos preparam pra enfrentar a realidade à altura: com a mesma intensidade que ela se impõe sobre cada um de nós.
Termos Coqueiros por perto é um privilégio. Aqui, sempre haverá um refúgio para se revigorar. Sob seus pés, encontrará a terra, a grama, a areia ou qualquer outro substrato para acolher o seu descanso ou meditação. Poderá alternar entre a sombra de uma amendoeira ou da jurema para o abrigo do sol. Buscar o melhor mirante pra se despedir dele.
Basho, o mestre do poema conciso japonês, acercando-se do vilarejo de Ashino, tendo avistado as plantações de arroz no horizonte, fez uma breve pausa próximo a um curso d’água. Repousado sobre suas margens, ficou a observar o entardecer.
solitário salgueiro
projeta sua longa sombra
na cristalina correnteza
Motivado por Basho, percorro as ruas e refúgios de Coqueiros. Com a inspiração bem alimentada, traduzo em versos a poesia que está nas coisas. O poema curto de três versos, os literatos chamam de haicai. O texto que se segue, reúne um trio de haicais de um dia qualquer no Parque Ponta da Ilhota em Coqueiros.
Seguindo a corruíra que voa baixo em meio à restinga, encontro perto de um tronco seco, local plano para iniciar minha meditação. Sobre o mar calmo, o sol figura dominante.
fragatas no céu
a planar como se fossem
pintadas a mão
Por toda a manhã, minhas atenções mantêm-se centradas em direção ao mar. As ondas são suaves, a brisa é leve e fresca.
segue pela costa
rodeado por gaivotas
barquinho de pesca
Olhando a baía, sigo com os olhos os morros margeando as estradas que conduzem ao sul. Não há nuvens formadas e os picos esverdeados são reluzentes.
a graça da ilha
ancorada no oceano
refletindo o sol
*André Eitti Ogawa é escritor, frequentador assíduo de Coqueiros.
Seu livro de poemas, “Com calos pisados eu danço”, está à venda pelo endereço:
http://www.benfeitoria.com/projeto/calospisados
Para mais haicais, siga no Instagram: @andreeittiogawa