Mostra inaugura dia 10 de fevereiro e reúne poemas de Silveira de Souza e pinturas de Hassis.
Em paralelo, segue para visitação a exposição Hassis: O Ateliê e a Criação sem Limites.


Quem gosta de arte e poema, vai poder unir as duas expressões estéticas no mesmo ambiente. É a Exposição ARTEPOEMA que será aberta na próxima terça-feira, dia 10 de fevereiro, na Fundação Hassis, em Itaguaçu. À frente da mostra, dois expoentes da cultura catarinense: o jornalista e escritor Silveira de Souza e o artista plástico Hiedy de Assis Corrêa, o Hassis.
Da parceria, foram criadas 10 obras que pertencem à série lançada em 1982 e que, agora, estarão expostas na Sala Vento Sul para apreciação dos visitantes. “O público poderá testemunhar não apenas uma colaboração, mas uma fusão estética em que a palavra e o traço ocupam o mesmo espaço de inquietação”, define Monique Fonseca, diretora artística da Fundação Hassis, ao analisar o conteúdo da exposição:
“Esta mostra é, acima de tudo, um exercício de coerência e sensibilidade. Trata-se do diálogo entre o escritor “tranquilo na aparência, mas profundamente inquieto no fazer” e o artista que lança seu olhar sobre o mundo para reinventá-lo. Aqui, a palavra e a pintura se entrelaçam para questionar o nosso tempo e a nossa própria humanidade, cabendo ao espectador a tarefa de completar este jogo de sentidos onde a arte não apenas se mostra, mas se constata”.
A Palavra que Constrói – Silveira de Souza traz para a poesia a mesma objetividade que marca sua trajetória na prosa. Em vez de recorrer a ornamentos, seus versos focam na observação direta da realidade. Seja tratando de questões sociais ou de temas existenciais, o autor utiliza o espaço do papel para criar um equilíbrio entre o que é dito e o que fica subentendido, conferindo ao leitor um papel ativo na interpretação da obra.
O traço que Interpreta – Hassis não se limita a ilustrar o texto; ele estabelece um diálogo profundo com a escrita. O artista utiliza cores e formas para traduzir visualmente as questões levantadas pelo poeta, dando materialidade aos sentimentos. Suas obras transformam percepções momentâneas em imagens sólidas e impactantes, que ampliam o alcance e a profundidade das palavras.
NO MUSEU
Em paralelo, continua a exposição Hassis: O Ateliê e a Criação sem Limites que acontece no Museu da Fundação. A mostra reúne três grandes painéis, fotos e na entrada uma recepção um tanto diferente. Para dar as boas-vindas aos visitantes, os materiais que Hassis usava estão acomodados ao lado da porta principal: cavalete, tintas, pinceis e uma foto antiga do artista.


SERVIÇO
Abertura Exposição ARTEPOEMA: dia 10 de fevereiro
Local: Sala Vento Sul, da Fundação Hassis
Horário de visitação: das 13h30 às 17h30 e sábados: das 10h30 às 15h30
Período das exposições: visitas até final de maio
Endereço Fundação Hassis: Rua Luiz da Costa Freysleben, 87 – bairro Itaguaçu.