Evento contou com assinatura do edital de licitação para instalação de iluminação cênica. Ato foi presidido pelo governador Carlos Moisés, secretários, prefeito de Florianópolis e demais autoridades.
Milhares de pessoas foram comemorar nesta sexta-feira, dia 13, os 96 anos da Ponte Hercílio Luz. O evento iniciou com a assinatura do edital para instalar a iluminação cênica do monumento pelo governador Carlos Moisés. Com investimento previsto em R$ 9,9 milhões, a nova iluminação vai contar com lâmpadas de LED e tecnologia RGB, o que permitirá, segundo o governador, um show de luzes.
“A iluminação cênica deixará a Ponte Hercílio Luz ainda mais bonita. Sabemos que, além de ajudar na mobilidade urbana, ela também é um importante espaço de convivência e de fomento do turismo. Nossas atenções estão voltadas neste sentido”, afirma Carlos Moisés.
EVENTO
Após assinatura do edital de licitação, a cantora Helô Gonzaga, acompanhada da Camerata Florianópolis, abriu as comemorações interpretando a música Ponte Hercílio Luz, do saudoso Luiz Henrique Rosa. Por cerca de uma hora, a Camerata encantou o público com o espetáculo Tributo à Música Brasileira, sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca.
O espetáculo foi acompanhado por secretários de Estado, pelo prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, por deputados estaduais e autoridades municipais.
Histórico resumido da ponte
1922 – Iniciam-se as obras para a construção da Ponte Independência, a primeira ligação entre a ilha e o continente.
1926 – É inaugurada a ponte Hercílio Luz. Ela ganhou este nome em homenagem ao então governador de Santa Catarina, Hercílio Luz, responsável pela construção da ponte.
1982 – Devido às condições precárias e à deterioração das barras de olhal, a Ponte Hercílio Luz é interditada totalmente.
1988 – A ponte é reaberta parcialmente (somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motos e veículos de tração animal).
1991 – Interdição total – A ponte é novamente interditada a qualquer tipo de tráfego. O piso asfáltico do vão central é retirado, aliviando 400 toneladas de peso. A interdição dura até 2019.
2019 -No dia 30 de dezembro de 2019, o cartão-postal revitalizou a conexão entre ilha e continente e já faz parte do dia a dia de Florianópolis.