folha-de-coqueiros-logo

Alerta para quem tem consulta ou exame marcados: se for faltar, avise o Posto de Saúde.

Conselho Local de Saúde de Coqueiros se reúne para discutir demandas do bairro ligadas ao setor.

O responsável ‎pelo Setor de marcação de Consultas e Exames Especializados do Centro de Saúde de Coqueiros, Rodrigo Luiz Leandro, fez um alerta aos usuários da unidade: “Avisar à equipe de saúde toda a vez que, por algum contratempo, não possa comparecer aos exames e consultas especializadas marcadas”. Como, por exemplo, exames de laboratório, eletrocardiograma, ultrassonografia, e consultas com dermatologista, cardiologista, entre outros.

O pedido se justifica tendo em vista o grande número de pessoas que não avisa a desistência por algum motivo. “Além de tirar o lugar de outro usuário, a consulta ou exames são pagos pelo SUS”, destaca Rodrigo ao apontar que, em média, cerca de 120 solicitações são perdidas entre exames e consultas especializadas. “Se comunicar a falta, podemos transferir o pedido para alguém que esteja na fila aguardando a sua vez”, acrescenta Rodrigo.

Segundo ele, outro problema que onera o tempo do médico e de toda a equipe de Saúde de Família são as receitas contínuas e controladas. “Existe um número expressivo de pessoas que solicita receita controlada e não vem pegar, deixando vencer o prazo e vêm em consulta de acolhimento para solicitar novamente”, lamenta Rodrigo.

O assunto foi discutido na reunião do Conselho de Saúde local, nesta quinta-feira, dia 24. Além dessa demanda, outros temas que estavam na pauta foram também abordados. Um deles foi o aumento de casos de Covid-19, relatado pela enfermeira Juliana Araújo Martins.

COVID-19

“Nas últimas semanas, o número de pessoas procurando atendimento cresceu bastante por conta da evolução dos casos de Covid-19. Só para se ter uma ideia, na média de 100 testes aplicados na unidade, 60 dão positivo”, afirma Juliana ao lembrar que, devido à vacina, os casos, felizmente, não são graves. Por isso, ela faz um apelo aos usuários que ainda não tomaram todas as doses, que façam para se proteger.

Além do Posto de Saúde, que só aplica o teste em quem apresenta sintomas e faz agendamento de consulta, existem os Centros de Testagem. Ao todo, são quatro: um no Centro; outro no Continente; e mais dois no Norte e Sul da Ilha (veja os endereços abaixo).

CONFERÊNCIA

Ainda na pauta foram discutidas as questões que serão debatidas na 11ª Conferência Municipal de Saúde de Florianópolis (CMSF) que será realizada nos dias 30, 31 de março e 1º de abril de 2023 com o tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, em referência aos 35 anos da promulgação da Constituição Cidadã e do Sistema Único de Saúde.  

“A organização passa pelo Conselho Local de Saúde. Por isso, é importante participar das reuniões”, destaca a Coordenadora do Conselho Fátima Maria dos Santos. Para a vice-coordenadora, Marilda Borges Neutzling, um tema que poderia ser abordado é com relação à Terceira Idade. “Podemos começar a trabalhar propostas para sobre a questão”, pontua.

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!