Uma adutora da Casan rompeu na madrugada desta segunda-feira (18) na Avenida Gustavo Richard, em Florianópolis, no sentido Ponte Pedro Ivo Campos ao túnel Antonieta de Barros. Os bairros Carianos e Costeira já registram desabastecimento de água em função do incidente.
Emergencialmente, a Prefeitura de Florianópolis transformou a Ponte Hercílio Luz em trajeto exclusivo para os ônibus. A mudança segue até o fim dos trabalhos na Gustavo Richard.
As quatro pistas estão interrompidas e a orientação da GMF (Guarda Municipal de Florianópolis) para quem segue do Continente para o Sul da Ilha é que siga pela Beira-Mar Norte via Pantanal ou acesse a Avenida Mauro Ramos.
O rompimento ocorreu ao lado da passarela do samba Nego Quirido. “Nosso objetivo é limpar a avenida e liberar duas pistas. Já estamos em contato com a Casan para o início das obras o mais rápido possível”, comentou o prefeito Topázio Neto, que está no local do incidente.
Por volta das 7h15, a Guarda Municipal, com auxílio do guincho da Prefeitura, fez a remoção dos bloqueios de concreto que ficam antes da chegada no túnel Antonieta de Barros e criou uma pista para quem precisa acessar o túnel.
A Prefeitura, no entanto, reforça para que motoristas utilizem rotas alternativas evitando o local. Agentes da GMF ficarão no local o dia inteiro orientando o trânsito para tentar diminuir o transtorno causado, mas a orientação é que, quem puder, retarde a ida ao Centro.
Às 7h40, a GMF informou que o trânsito da Ponte Hercílio Luz foi modificado para apenas sentido Centro. A ação, no entanto, foi interrompida por volta das 8h10. O tráfego na contramão na Ponte Hercílio Luz foi liberado somente para a passagem de ônibus do transporte público.
Boletim de Trânsito Gustavo Richard 8h40, informado pela Prefeitura de Florianópolis
A Guarda Municipal de Florianópolis, juntamente com a Polícia Militar, conseguiu a liberação de duas pistas da Gustavo Richard sentido túnel e agora o trânsito passa a fluir no sentido normal, mesmo com interdição ainda parcial no local.
O que diz a Casan
A Casan informou que o rompimento se deu em uma adutora de PVC de 400 milímetros. A plataforma do órgão que monitora o sistema identificou o vazamento por volta das 3h, segundo o diretor de Operações e Expansão da Casan, Pedro Joel Horstmann em entrevista a NDTV.
A equipe está trabalhando na limpeza da pista para liberar o trânsito e, em seguida, será feito o conserto da adutora pelo canteiro central da via.
Fonte: Redação ND/Florianópolis
Saiba mais