folha-de-coqueiros-logo

Abrigos de ônibus chegam em boa hora: vão proteger usuários da chuva e dos ventos.

Abrigo de ônibus em Itaguaçu com acesso a cadeirantes- sentido bairro-centro/Foto Paulo Capocci

O antigo abrigo de ônibus que ficava em frente ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), transferido para frente do Posto 4 Ilhas, em Coqueiros, foi novamente instalado pela Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura. O abrigo acabou tombando em consequência dos ventos fortes que atingiram a cidade no início do mês de agosto.

Embora protegidos da chuva e do vento, os usuários ainda discordam da mudança que, segundo eles, ficou perigosa, pois o abrigo está instalado em cima da faixa de segurança e próximo à entrada e saída do posto de combustível. Moradores afirmam que o antigo ponto já estava no local há mais de 30 anos e não atrapalhava o acesso de veículos da sede administrativa do Samu (leia abaixo a justificativa do Samu).

Abrigo de ônibus em frente ao Posto 4 Ilhas- sentido centro-bairro/Foto Mariana Goulart

Também o ponto de ônibus que foi retirado da calçada do antigo prédio do Diário Catarinense, em Itaguaçu, sentido centro-bairro, foi colocado novamente no local. “A única falha na montagem do equipamento é a proteção lateral – contra as chuvas e ventos fortes- que acabou faltando”, aponta o fotógrafo Paulo Capocci, que mora na Praia das Palmeiras.

Abrigo de ônibus em Itaguaçu colocado na calçada do antigo prédio do DC/Foto Paulo Capocci

A exemplo desse abrigo, o que está localizado em frente à Praia de Itaguaçu, sentido bairro-centro, e que também havia despencado por conta de um vendaval, foi instalado novamente e, desta vez, com acesso a cadeirantes.

Abrigo de ônibus instalado na Praia de Itaguaçu com rampa para cadeirante/Foto Paulo Capocci.

EM FRENTE AO PARQUE DE COQUEIROS

No entanto, o ponto de ônibus que ficava em frente ao Parque de Coqueiros – em direção ao centro – foi removido. “Aquele ponto era o mais usado que o do Centro Cultural e do que do IFSC”, lamenta o morador Timóteo Ribeiro Ramos.

Para a moradora Tamara, a prefeitura deveria colocar uma placa informando que a parada de ônibus foi retirada do local, pois têm pessoas que ainda não sabem da mudança e ficam ali aguardando o transporte.

De acordo com superintendente de Transporte e Mobilidade da Capital, Valci Brasil, o abrigo foi retirado da frente do Parque por conta das mudanças do trânsito implementadas pela Prefeitura de Florianópolis.

“Com o estreitamento da Avenida Engenheiro Max de Souza, depois da instalação do sistema binário envolvendo a Rua Euclides de Castro e trecho da Max de Souza, a parada iria provocar engarrafamento na via”, aponta Brasil. Segundo ele, a decisão – tomada por engenheiros da prefeitura – não deverá causar problemas aos usuários, pois já existem dois pontos próximos no local: um em frente ao Centro Cultural e outro perto do IFSC.

Ponto de ônibus em frente ao Parque foi retirado por conta de mudanças no trânsito/Foto Leo de Paula.

NOTA DO SAMU

O SAMU/SC informa que, conforme reunião realizada com a Prefeitura de Florianópolis, foi solicitada a realocação do abrigo do ponto de ônibus em Coqueiros com o objetivo de garantir um trânsito com mais fluidez, mais humano e mais seguro na via. Na ocasião, o SAMU/SC foi informado que o abrigo seria realocado em frente ao prédio próximo ao Supermercado Imperatriz, para atender à demanda da comunidade.

O objetivo do SAMU foi primar pela segurança da comunidade, mantendo o distanciamento adequado da entrada e saída das ambulâncias.

O SAMU/SC informa ainda que está acompanhando junto à Prefeitura a instalação do novo ponto de ônibus, para atender à solicitação da comunidade e também dos colaboradores que fazem uso desse meio de transporte.

Fotos Paulo Capocci e Mariana Goulart

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!