Reunião do Conselho de Segurança de Coqueiros, Conseg 31, mais uma vez trouxe denúncias recorrentes apontadas pelos Núcleos Setoriais da Mobilidade e de Condomínios, grupos instituídos no início do ano pela nova diretoria do Conselho. Entre elas, a perturbação do sossego em ruas que se dividem entre residências privadas e comerciais, e a falta de segurança no trânsito nas principais vias da região.
Com relação ao excesso de barulho, o Conseg tem recebido diversas notificações de moradores da Rua Estilac Leal. O transtorno, segundo eles, já vem de longa data e é causado pelos frequentadores dos bares e restaurantes próximos. “Antes definida no zoneamento urbano como área residencial, hoje a rua se tornou uma área mista sem as medidas necessárias para um ordenamento legal”, diz a presidente do Conseg, Elaine Otto.
De acordo com a presidente, que encaminhou pedido de providências ao secretário do Continente Guilherme Pereira, a situação tende a se agravar com a chegada do verão e o aumento, principalmente, no número de visitantes à Via Gastronômica de Coqueiros. “Moradores já fizeram Boletins de Ocorrência seguindo orientação dos representantes das polícias Civil, Militar e Municipal, que participam das nossas reuniões, solicitando respeito aos horários estabelecidos por lei para o descanso merecido de vizinhos durante à noite”, acrescenta Elaine.
Presentes à reunião, síndicos que moram na Rua Estilac Leal também se manifestaram e pediram mais uma vez a colaboração dos órgãos públicos no sentido de fiscalizar o barulho fora do horário permitido pelo um bar que fica na esquina da via. Segundo os síndicos, a algazarra segue até 5h da madrugada nas quartas, quintas e sextas-feiras, pois depois que acaba a música do estabelecimento comercial, começa o barulho na rua com os frequentadores e com funcionários fazendo a limpeza do bar.
TRÂNSITO
Já os integrantes do Núcleo Setorial de Mobilidade Ativa, representados no encontro pelo professor do Cefid/Udesc, Joris Pazin, pelo engenheiro Arthur Ostetto e a professora do Neim Coqueiros, Ana Destri, também apontaram problemas recorrentes no trânsito da região. De acordo com Ana Destri, que coordena o Projeto Bicicleta na Escola, três questões envolvendo a segurança no trânsito devem ser resolvidas.
Uma delas é a montagem da Ciclofaixa de Domingo que não está seguindo o horário determinado desde a implantação do Projeto em 2013, qual seja das 8h às 17h. A Guarda Municipal está colocando os cones com atraso – para proibir o estacionamento – apenas as 11h da manhã. “A questão está trazendo risco aos usuários, já que os veículos não respeitam a sinalização horizontal, que é a pintura na rua”, afirma a professora.
Ana também pediu- diante dos acidentes e para dar mais segurança aos ciclistas e pedestres- a redução da velocidade nas vias principais de Coqueiros – Avenida Engenheiro Max de Souza e Desembargador Pedro Silva para 40km ao invés dos 60km estabelecido atualmente. Também lembrou da promessa feita pela prefeitura de instalar a Ciclofaixa de Coqueiros no trecho entre o antigo Restaurante Trintão até o Parque de Coqueiros.
BALNEABILIDADE
Conforme pauta da reunião, a palestra especial ficou a cargo do empresário e coronel da reserva do EB e morador de Coqueiros, Daniel Marques. Ele apresentou o “case Balneabilidade da Praia da Saudade”, implementado pelo Village Bleu Résidence Nautique e Marques Silveira Empreendimentos.
Em forma de slides, o empresário mostrou a implantação voluntária do projeto, desde 2017, que melhorou a qualidade da água do mar em 985% segundo dados do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e recolheu quatro toneladas de detritos e lixo da Praia da Saudade na ação comunitária “O mar começa aqui”. Hoje a praia está própria para o banho e o projeto – que contou com a parceria técnica da UFSC – tem como proposta ser implementado nas demais praias da região de Coqueiros
CONDOMÍNIOS
Também foi destaque da reunião a apresentação da empresária e coordenadora do Núcleo dos Condomínios, Ângela Dal Molin. Proprietária do Jornal dos Condomínios, ela mostrou aos participantes a edição do mês de setembro que trouxe na Capa a reportagem sobre A importância dos Consegs nas Comunidades em que Atuam. Lembrou que a publicação estava assinada pela secretária do Conseg, Jornalista Sibyla Loureiro, e disse que a escolha da jornalista em redigir a matéria se pautava no conhecimento da profissional no assunto.
“É uma das integrantes do Conselho que mais tempo se dedica, de forma voluntária, à instituição, pois faz parte da diretoria do Conseg de Coqueiros desde 2001, quando da sua criação”, assinala Ângela, ao destacar ainda a boa repercussão da matéria entre os síndicos, público alvo do jornal.
PARTICIPANTES
A reunião contou com cerca de 30 participantes, entre moradores, membros da diretoria do Conseg de Coqueiros, representantes de entidades comunitárias, de instituições privadas e de órgãos públicos. Entre eles, o novo presidente da Associação de Moradores do Abraão, Delmar Corrêa; o secretário do Continente, Guilherme Pereira; e delegado Márcio Fortkamp.