Com faixas pedindo a “Revitalização da Orla Mantendo Barcos e Caiaques de Frente pro Mar” ; Mar não é só Contemplação! Mar é Esporte! Esporte é Vida! Esporte é Vida Saudável!; e Árvores devem ser Preservadas e Cuidadas!, pescadores e caiaqueiros promovem mobilização na Praia do Meio, neste sábado, dia 25 de junho, a partir das 10h.
O grupo está convocando a comunidade para participar da mobilização e de um abaixo-assinado, veja a reivindicação:
“Os moradores de Coqueiros abaixo – assinados solicitam que o canto direito da Praia do Meio continue bucólico, com os barcos e caiaques favorecendo a pesca e atividades físicas, que árvores continuem embelezando e proporcionando a preciosa sombra, que a calçada seja restaurada e o alargamento previsto pelo Projeto de Revitalização da Orla da Praia do Meio, proposto pela Prefeitura de Florianópolis, comece apenas a partir do Ponto de ônibus”.
ENTENDA O CASO
Projeto de Revitalização da orla de Coqueiros, lançado pela Prefeitura de Florianópolis no mês passado, está gerando polêmica devido a algumas intervenções que, segundo biólogos e engenheiros, pode agredir o meio ambiente e descaracterizar alguns cantos já tradicionais da orla.
Retirada de embarcações da beira-mar por conta da instalação dos deques nas três praias que serão revitalizadas – do Riso, da Saudade e do Meio – além da maré alta são os principais problemas apontados por moradores, frequentadores da região e pescadores.
Na Praia do Meio, por exemplo, a polêmica está na perda da cultura local, que são os barcos de pesca, que terão que ser retirados para dar lugar ao deque projetado. A intervenção pode também causar impactos ambientais indesejáveis à praia, especialmente pela diminuição da faixa de areia existente, que já está reduzida e ainda a provável poda das árvores. Sobre o comportamento das marés, um bom exemplo é na Praia da Saudade, onde, em dias de vento sul, a maré alta chega a bater na mureta de proteção do passeio público.
Sendo assim, a preocupação se dá com a manutenção dos deques, que terão uma vida útil pequena, a perda da faixa de areia, a retirada das embarcações e preservação das árvores.
CONHEÇA O PROJETO
Acesse a matéria no link abaixo: