
A Festa Junina da Escola Praia do Riso foi um sucesso. Centenas de pessoas entre alunos, família, professores e convidados lotaram o pátio e aproveitaram as diversas atrações. Teve gente que não resistiu ao churrasquinho, outros a variedade de bolos e muitos saborearam o quentinho que ajudou a espantar o frio.
Além das danças dos alunos, a apresentação do Boi de Mamão e o casamento caipira arrancaram aplausos e divertiram o público. “Já participei de muitas festas promovidas pela escola, mas nunca presenciei tantas pessoas”, elogia a professora Rita Paulino que foi ao evento para prestigiar a neta Larinha que se apresentou no Grupo de Alunos do Boi de Mamão.

“O casamento caipira na Praia do Riso joga pra bem longe a tradicional ideia do lugar da mulher que aceita um marido sob a mira de uma espingarda, como durante muito tempo se costumava dramatizar. Sendo assim, partimos das ideias lançadas pelas crianças, que sempre levam em conta as temáticas que permeiam seus interesses”, comenta a professora do 5º ano, Cláudia Duwe, ao acrescentar:
“Como não poderia deixar de ser, a Copa de 2026, álbuns e figurinhas deram a tônica do enredo. As crianças misturaram tudo: influencers, cupido, celebrante que pratica Pilates, noivo que oferece tainha ovada pra conquistar a noiva, noiva com as sobrancelhas da Frida Khalo que interroga o pretendente para avaliar se ele está à altura, um jacaré que surge do nada, cachorro que come as alianças, policial, bombeiro, veterinário, e por aí vai”.
“São também as crianças que sugerem a quem cabe cada papel, o que os responsabiliza pela brincadeira. O resultado é sempre muito divertido, uma vez que todas as crianças participam”, aponta a professora.

BOI DE MAMÃO
Já os grupos do 4º ano matutino e vespertino se uniram na organização, ensaios e apresentação do Boi de Mamão. Foram semanas de preparo, ensaios por turno até que se reuniram na tarde do dia 25 de junho para um ensaio geral.
E o resultado não podia ser outro. Com muita alegria e criatividade, as crianças contagiaram a todos, cantarolando e dançando com as famosas músicas da Maricota, da Bernunça e de todos os bichos do salão. A cantoria ficou por conta dos professores Natan (vocal e cavaquinho) e Anís (vocal e pandeiro). Já a preparação das falas, dos personagens e toda dinâmica da apresentação foi realizada pela professora Carolina, que atua com os dois grupos, com apoio da auxiliar de sala Evelyn e demais colegas.
“Este folguedo é aguardado pelas crianças pequenas com entusiasmo. Elas acompanham os ensaios e ficam na expectativa de participar da apresentação no dia da festa. Foi lindo o envolvimento e valorização da nossa cultura, tendo o Boi de Mamão como Patrimônio Cultural Imaterial de Florianópolis”, comemoram a coordenadora pedagógica, Cristina, e a professora do 4º ano, Carolina.

FOGUEIRA
Para encerrar, todos se aqueceram em volta da fogueira, uma tradição das festas de São João e, como não poderia deixar de ser, também da Praia do Riso. E assim, mais uma festa bem organizada, cercada de muito verde, alegria, dança e momentos de confraternização se consolida na comunidade de Coqueiros.

GALERIA





Fotos Francis/Agência Trento Froes
Texto Sibyla Loureiro/Folha de Coqueiros
FOTOS ABAIXO DIVULGAÇÃO/FOLHA DE COQUEIROS








