folha-de-coqueiros-logo

A arte ao encontro do mar: Ocupação Cultural Arena Tritão reúne artistas em Coqueiros.

Foto Antônio Carlos Mafalda/Mafalda Press

Sábado de céu azul, mar calmo e um solzinho de outono. Assim, a Praia da Saudade recebeu, mais uma vez, a população da região Continental. Ali, das 15h às 18h, artistas, moradores e visitantes participaram do Ocupação Cultural Arena Tritão, evento que integra o movimento comunitário de preservação de área pública.

Trata-se do estacionamento do antigo Restaurante Tritão, espaço que está sendo ameaçado pela construção civil. Na tentativa de manter o local de uso público e voltado à arte, à cultura e ao esporte, integrantes da Associação dos Moradores de Coqueiros estão, desde 2024, promovendo uma série de encontros na chamada Arena Tritão, na Praia da Saudade, em Coqueiros.

APRESENTAÇÕES

Foto Valdir Júnior

Sendo assim, mais um fim de semana de shows artísticos atraiu dezenas de pessoas. No palco, abrindo o espetáculo, a professora Ágatha Andriola mostrou a sua performance ao fazer acrobacias aéreas. Natural de Porto Alegre, desde 2011 dá aulas de práticas circenses em Florianópolis, experiência que adquiriu no Circo Hibrido, escola de circo e dança aérea da capital Gaúcha.  

A também professora Skarlet arrancou aplausos da plateia. Vestida a caráter, ela fez uma apresentação de Dança Tribal ATS (American Tribal Style), um estilo contemporâneo de dança em grupo criado nos Estados Unidos, na década de 80.

Natural de Joinville, Skarlet desde 2022 dá aula num estúdio no bairro Trindade e diz que “a atividade é um resgate do movimento que mistura dança do ventre, flamenco, entre outras”. Além da dança, ela é professora de química do Colégio Presidente Roosevelt, de Coqueiros.

Foto Antônio Carlos Mafalda/Mafalda Press

Já os alunos do Projeto Break Dance, coordenado pelo professor Juliano França, fizeram um show à parte. Exibiram o seu desempenho no tatame e foram aclamados pelo público. Atualmente, o projeto conta com 15 alunos que frequentam as aulas toda sexta-feira na Casa da Comunidade da Vila Aparecida.

Fotos Antônio Carlos Mafalda/Mafalda Press

Para encerrar, a organizadora do evento e integrante da Pró-Coqueiros, Carol Parucce, mostrou mais uma vez o seu talento ao apresentar um número de acrobacia aérea em tecido suspenso. Moradora de Coqueiros, Carol divide o seu tempo entre as acrobacias e a profissão de enfermagem. Além de Carol, também se apresentou com tecido acrobático a artista Isa Gatelli.

Fotos Antônio Carlos Mafalda/Mafalda Press

VISUAL DA PRAIA DA SAUDADE 

E quem se inspirou com a bela paisagem, além de curtir o evento com a família, foi o artista plástico Nelson Guedes. Professor de artes em escolas de São José, ele aproveitou o visual para produzir uma tela. O mesmo aconteceu com a fotógrafa amadora Luiza Lucas, moradora de Itaguaçu.

Apaixonada por fotografia, ela costuma caminhar pelo bairro e captar boas imagens na câmera do seu celular. “Gosto de registrar paisagens e sempre me fixo num ponto bonito que são, para mim, as nuvens”, revela. Além do pôr do sol e do amanhecer, também fotografa pássaros.

Luiza com a jornalista Sibyla Loureiro e foto de sua autoria durante o evento na Praia da Saudade.

GALERIA

Fotos Antônio Carlos Mafalda/Mafalda Press

Foto Elaine Otto / Foto Fellipe Hoffmann

Fotos Fellipe Hoffmann

Foto Valdir Júnior/Foto Fellipe Hoffmann

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!