Prefeitura diz que intenção é colocar agentes nos parques de Coqueiros, do Abraão e no Bosque Pedro Medeiros. Também garantiu mais cones e fiscalização na Ciclofaixa de Domingo e Ciclovia do Abraão.


Poucos cones ao longo das vias facilitam a invasão de veículos na Ciclofaixa e risco de acidentes.
Programa Agentes Comunitários de Segurança, da Prefeitura de Florianópolis, completa um mês de atuação com saldo positivo. Diante dos bons resultados, o prefeito, Topázio Neto, garantiu que a intenção é estender o programa durante o ano a parques, praças e espaços públicos da cidade. O foco, no momento, é a Operação Verão.
Para a região Continental, Topázio Neto informou que o objetivo é disponibilizar, durante todo o dia, dois voluntários no Parque de Coqueiros, mais dois no Parque do Abraão, além de um voluntário no Bosque Pedro Medeiros, no Estreito.
Para tanto, acrescenta, serão chamados mais 70 voluntários. Somados aos atuais 155 ativos, ficarão, ao todo, 225. “A meta é atingir 300 agentes”, aponta Topázio Neto, ao divulgar os números do trabalho exercido durante os 30 dias.
Foram mais de 15 mil horas de serviços voluntários prestados entre fiscalizações, organizações de trânsito e orientação a moradores e visitantes. Entre dezembro e janeiro, as apreensões de materiais irregulares tiveram um salto de 30 para 242 carrinhos de comércio ambulante irregular, representando um aumento de 706%.
Os autos de infrações também cresceram em 82% e os produtos apreendidos saltaram de 2.160 para 12.500 (incluindo artigos de praia, alimentos e outros equipamentos irregulares).
TRÃNSITO
Questionado pela Folha de Coqueiros com relação à falta de fiscalização e sinalização adequada na Ciclofaixa de Domingo, a vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, adiantou que já foi feito licitação para aquisição de 2 mil cones. Com isso, assegurou, que a ciclofaixa terá mais segurança com a colocação de mais cones ao longo das avenidas Engenheiro Max de Souza e Desembargador Pedro Silva.
De acordo com o prefeito, é projeto do executivo municipal fazer uma parceria público-privada para atender melhor aos usuários da ciclofaixa. A empresa vencedora de licitação, por exemplo, ficaria encarregada de distribuir os cones, nos horários estabelecidos, e colocariam monitores para fiscalizar motoristas que invadem a ciclofaixa causando riscos de acidentes.
Já na ciclovia da Rua João Meireles, que é permanente, a proposta é colocar câmeras para multar os veículos estacionados no local.
APOIO ÀS AÇÕES DA SECRETARIA DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA


Os voluntários auxiliam nas abordagens a pessoas em situação de rua, fazem o acompanhamento de operações noturnas e orientações de trânsito. Escalas de serviço também foram abertas para auxiliar na organização de comemorações de Natal, Réveillon, pré-Carnaval e Carnaval, grandes eventos que marcam a temporada de Verão em Florianópolis.
Os voluntários passaram por qualificações da Academia da GMF, Defesa Civil e setores de Fiscalização, e recebem ressarcimentos por despesas como transporte e alimentação de acordo com o período em que prestaram serviços. Os aprovados dão apoio à atuação da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SMSOP) em atividades como atendimento na central de operações, prevenção em eventos públicos, apoio administrativo e participação em ações comunitárias e cursos de capacitação.
As escalas de atuação são definidas pela SMSOP, levando em conta a disponibilidade informada pelos voluntários. O termo de adesão tem vigência até 5 de maio de 2026, podendo ser prorrogado.
O edital prevê ainda a possibilidade de ressarcimento de despesas fixadas em decreto, variando de R$ 125 por turno de 6h a R$ 250 por turno de 12h. A seleção inclui análise documental e prova de títulos, além de curso de formação realizado pela Academia da Guarda Municipal.
O formulário de inscrição pode ser acessado aqui: bit.ly/inscricoes-agente-comunitario
POPULAÇÃO APROVA O TRABALHO
“Estamos recebendo um retorno muito positivo da população em relação à presença dos voluntários por toda Floripa. Nossa fiscalização de praia tem apreendido um volume muito grande de material irregular e tenho certeza que os voluntários têm contribuído muito para que esses resultados sejam tão expressivos. Além, é claro, de toda a contribuição no dia a dia que nos ajuda manter a cidade organizada”, destaca a vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos.
Ela lembra que, com o programa, é possível, por exemplo, ampliar a presença de servidores efetivos em áreas prioritárias como é o caso do trânsito.
“Florianópolis recebeu o título de Capital mais segura do País. Portanto não vamos perder esse título”, coloca o prefeito, ao adiantar um novo reforço para Guarda Municipal (GM): “Estamos com projeto aberto na Câmara de Vereadores para concurso de novos Guardas Municipais”, diz.
Topázio também adiantou, durante a coletiva de Imprensa que aconteceu na sede da GM, em Coqueiros, que a intenção da prefeitura é criar o Programa de Agentes Comunitários de Segurança para o grupo 60+.