Ao todo, são cinco noites de ensaio das escolas de samba da Capital. Nesta quinta-feira, dia 15, tem Jardim das Palmeiras, que irá se apresentar às 20h, e Império Vermelho e Branco às 22h.

A Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF), em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, começou na quinta-feira, dia 9, a agenda oficial do Carnaval 2026 com a tradicional Volta à Praça XV, evento que reúne as escolas de samba da capital. A estreia aconteceu com a escola Unidos da Coloninha, em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
A programação acontece em 5 datas, entre os dias 8 e 17 de janeiro, antecipando o clima do Carnaval em Florianópolis. Em cada noite, uma escola de samba diferente se apresenta, levando ritmo, dança e muita alegria para animar o público antes da chegada oficial da festa.
A ação conta também com o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina.
NOTA DA PREFEITURA: O Volta à Praça previsto para sábado, dia 10, foi transferido para quinta-feira, dia 15 de janeiro, mantendo as mesmas escolas. O horário também foi alterado, Jardim das Palmeiras irá se apresentar às 20h e Império Vermelho e Branco às 22h. A decisão foi tomada por conta do alerta de temporal da Defesa Civil.
15 de janeiro | quinta-feira
20h – Jardim das Palmeiras
22h – Império Vermelho e Branco
16 de janeiro | sexta-feira
20h – Acadêmicos do Sul da Ilha
22h – União da Ilha da Magia
17 de janeiro | sábado
19h – Embaixada Copa Lord
21h – Consulado
Já se apresentaram: Unidos da Coloninha; Nação Guarani; Dascuia; Os Protegidos da Princesa; Consulado.
Texto e foto/Secom/PMF