
Praia das Palmeiras
E a semana acaba com quase todas as praias da área Continental impróprias para o banho. Só se salvou a Praia das Palmeiras que, ao contrário do relatório de balneabilidade divulgado na semana passada, também apontava como imprópria para o banho.
O terceiro relatório da temporada 2025-2026 apresentado nesta sexta-feira, dia 28, pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) classificou as demais – Praia da Saudade, Praia do Meio, Bom Abrigo, Itaguaçu, Balneário e Jardim Atlântico todas impróprias para o banho.
De acordo com informações referentes à semana de 24 a 28 de novembro, as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 180 estão próprios para banho, o que representa 75,63%. Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 63 estão adequados para banho, o que equivale a 72,41%.
Conforme o IMA, o cronograma de coletas semanais será mantido até a última semana de março de 2026, período em que se observa a redução da frequência de uso do litoral para banho.
Procura-se o (a) tutor (a)
Continua a busca pelo tutor ou tutora do cachorro encontrado no Parque de Coqueiros no dia 26 de novembro, à noite. Uma moradora levou o cãozinho para casa, provisoriamente, e está tentando localizar o responsável. Acredita que ele deve ter dono, pois é muito carinhoso e mansinho. Quem tiver alguma notícia, favor entrar em contato com Amanda pelo (48) 98483-9253.


Mais sinalização na Jaú Guedes
Moradores estão solicitando aos órgãos competentes uma atenção especial na Rua Jaú Guedes da Fonseca, em Coqueiros. A sinalização vertical não está sendo suficiente para organizar o trânsito de forma adequada e, para piorar a situação, tem gente que estaciona em local proibido e acaba atrapalhando a mobilidade de usuários na via (foto).
Faltam placas proibindo o estacionamento, placas de pare na saída da rua da Ponta da Ilhota – em frente à lavação e estética automotiva -, e pintura dos meios-fios na cor amarela onde não pode estacionar (lembrando que na Jaú Guedes da Fonseca só pode estacionar em um lado da via).


Lixo em frente a condomínios
Moradora Ana Helena também pede mais atenção no recolhimento de lixo. Ela manda foto em frente aos Condomínio Villa Maggiori e Coqueiros. Disse que, inclusive, moradores em situação de rua dormem nesses lugares insalubres e que os restaurantes que funcionam ao lado costumam jogar comida nas lixeiras.


Praia do Meio
Por falar em lixo, moradora Lúcia Baader pede à equipe de Limpeza Urbana da Secretaria do Continente uma completa varredura na orla da Praia do Meio. Segundo ela, faz tempo que areia está muito sula.
Boa notícia
Leitor da Folha de Coqueiros e frequentador assíduo do Parque de Coqueiros, arquiteto Rodrigo Kerber, enviando boas notícias. Depois de apontar no mês de setembro estragos na grama sintética da quadra de futebol, nas goleiras e telas de proteção, finalmente a prefeitura já está realizando os reparos. Rodrigo manda foto da quadra sintética. Dessa vez, sem risco de quedas e pronta para receber os atletas.


Antes e depois
Agradecimento à GM
A redação da Folha de Coqueiros agradece o pronto atendimento do comandante Andrey, da Guarda Municipal, que atendeu pedido de um morador da Rua Santos Lostada, em Coqueiros. Segundo o morador, há mais duas semanas um carro se encontra estacionado em frente ao número 122 daquela via. A situação se complica ainda mais por conta do trânsito, que é intenso, inclusive com rota da linha de ônibus da Vila Aparecida.
No local, a Guarda Municipal verificou que o veículo estava com problemas no câmbio e, por isso, estava parado ali. O proprietário foi orientado, segundo o comandante, a retirar o veículo ou por meio de um guincho ou de outra maneira até uma mecânica.
