folha-de-coqueiros-logo

Obras de Hassis inspiram espetáculo de dança que será apresentado na UFSC.

Ainda há tempo” foi produzido pela Cia de Dança da Universidade e será exibido na terça-feira, dia 2.

A Cia de Dança da UFSC vai levar para o palco um espetáculo cheio de história, poesia e arte. É o “Ainda há tempo”, coreografia inspirada nas obras de Hassis, artista plástico que transformou a paisagem catarinense em cor, denúncia e cultura. O espetáculo acontece na terça-feira, dia 2, no Auditório Garapuvu – Centro de Cultura e Eventos da UFSC, às 20h.

Dividido em dois atos, o primeiro vai exibir o cotidiano de Florianópolis, e o segundo expressar aspectos sociais, como a desigualdade, fatos tão bem reproduzidos por Hassis em suas obras . “Do folclore ilhéu ao Mural Humanidade, corpos dançantes atravessam os mares da história, da política e da memória”, destaca o grupo.    

“Trata-se de uma criação que envolveu várias mãos, vários corpos, vários pensamentos. Acreditamos que as obras de Hassis estão materializadas nos dias de hoje e servem como inspiração para dança, para o palco e para os bailarinos”, aponta Bruna Letícia de Borba, diretora artística e coreógrafa da Cia de Dança.

De acordo com Bruna, a escolha do artista se deu por dois motivos: um deles pelo centenário de Hassis, que será celebrado em 2026 e que reconhece em sua trajetória a contribuição à cultura catarinense; e o segundo pela própria identidade com a universidade que traz, nas paredes internas da Igrejinha, um dos marcos históricos da instituição: o Mural Humanidade.

“Quando nos deparamos com a obra cheia de cores e de história ficamos envolvidos e apaixonados pelo Mural. A partir daí, começamos a pesquisa em torno da obra tanto com visita técnica à sede da Fundação em Itaguaçu, para conhecer pessoalmente a produção do artista, como também participamos de roda de conversa com as filhas Leilah e Luciana”, aponta Bruna, acrescentando:

“Para montar o espetáculo, durante a conversa, elegemos várias perguntas: desde a história do artista até o seu processo criativo, por exemplo, qual música ele costumava escutar quando estava no atelier produzindo seus quadros até o traço que ele mais gostava. E descobrimos, durante o bate-papo, que a única manifestação artística que ele não havia se aventurado era a dança”, coloca a coreógrafa, ao repetir a frase das irmãs Leilah e Luciana:

“Ele ía ficar muito feliz vendo o seu trabalho representado num espetáculo de dança”.

SOBRE O GRUPO

A Cia de Dança da UFSC foi criada em maio de 2024 e é formada por acadêmicos de diversos cursos da universidade. O espetáculo “Ainda há Tempo” será a primeira produção completa do grupo, já que no ano passado os integrantes tiveram apenas uma participação em um projeto da universidade.

Como diretora artística e coreógrafa, a Cia conta com a profissional Bruna Letícia de Borba, aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, e Cristiane Ker de Melo, professora do Curso de Educação Física e Coordenadora Geral da Cia de Dança.

SERVIÇO
Espetáculo Ainda há tempo
Data: 2/12
Horário: 20h
Local: Auditório Garapuvu – Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Entrada gratuita com 1 quilo de alimento não perecível.
– Cia de Dança UFSC e @fundacaohassis
– Realização @secarte.ufsc @dac.secarte.ufsc

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!