Uma boa oportunidade para as famílias interessadas em matricular as crianças e conhecerem o ambiente escolar, além do projeto pedagógico desenvolvido pela instituição há 42 anos.

Na próxima quarta-feira, dia 19, a Escola Praia do Riso, de Coqueiros, promove mais uma Festa da Primavera. Aberta para alunos, famílias e visitantes, a festa acontece a partir das 17h com o circuito de brincadeiras, uma proposta para integrar crianças e adultos em vários passatempos ao ar-livre (veja a programação abaixo).
E espaço é que não falta. Inserida num ambiente natural e cercada de verde, a Escola Praia do Riso dispõe de 3.600 metros de área distribuída entre recantos para atividades lúdicas, salas de aula, cantina, quadra de esporte, uma agrofloresta, onde o cultivo de alimentos e ervas acontece nesse espaço, e muita história pra contar.






A começar pela Casa Rosa, um imóvel construído no século passado e que ainda conserva a sua antiga arquitetura. Um bom exemplo é a sala onde está abrigada a biblioteca. Desde os vitrais nas janelas até o pé-direito elevado, tudo remete à beleza e ao conforto.





Ali, além da biblioteca, também funcionam a sala da administração e espaços destinados aos alunos que frequentam o turno integral. Como eles passam o dia inteiro na escola, os ambientes foram preparados para acolher os alunos como se eles estivessem na própria casa. Tem a sala do soninho, a sala para oficinas e brincadeiras, a sala para fazer tarefas.
“Temos como princípio o respeito às necessidades da criança. Um tempo para brincar, um tempo para descansar e um tempo para fazer as tarefas”, coloca Kátia Borges, uma das fundadoras da escola.
Além da casa centenária, a instituição também hospeda um sítio arqueológico, descoberto em 2019. Para completar, no terreno também é feito um sistema de compostagem de resíduos.


PROJETO PEDAGÓGICO
Referência no ensino infantil, a instituição se destaca pelo projeto pedagógico que, entre outros fatores, valoriza a infância como parte importante do desenvolvimento das crianças. Ele se baseia, principalmente, no aprendizado amparado por experiências e respeito.
Como exemplo, a coordenadora da Educação Infantil, Camila de Oliveira, cita o contato direto com a natureza; as conquistas em relação à autonomia; o aprender a partilhar; as possibilidades sensoriais; o faz de conta e as curiosidades que compartilham e se transformam em pesquisa.
Entre as atividades, cabe destacar o lanche coletivo; a ciranda de livros; as brincadeiras ao ar-livre; os jogos de futebol; a educação ambiental através do contato com plantas na mini agrofloresta. E ainda a reciclagem de resíduos, projeto que a escola adota desde 1985, quando iniciou o programa de coleta seletiva da Prefeitura de Florianópolis.



GESTÃO
Como o próprio nome indica, a APPR (Associação Pedagógica Praia do Riso) é administrada por um conselho de pais e professores, eleito a cada dois anos. Trata-se de uma escola privada, mas sem fins lucrativos e de gestão participativa e transparente.
“Segundo o MEC, é um formato de escola comunitária que baseia-se na parceria entre escola, família e comunidade”, exemplifica Kátia. Um bom exemplo, além dos Conselhos Administrativo, da Família e Pedagógico, é a presença da família no cotidiano.
MATRÍCULAS
A escola está com as matrículas abertas para o ano letivo de 2026:
Ensino infantil: crianças a partir de um ano de idade em dois turnos: no período matutino e vespertino (das 7h às 13h e das 13h às 19h).
Oferece ainda turno integral para crianças a partir de dois anos, e turmas para o para o ensino fundamental (1° ao 5° ano).
Informações de vagas pelo telefone/WhatsApp: 48 3248-3003.
Endereço: Rua Bento Goia, Coqueiros.
Horários: das 7h às 13h e das 13h às 19h.
PROGRAMAÇÃO FESTA DA PRIMAVERA
Data: 19/11 das 17h às 20h
17h – Portões abertos – Vamos brincar? -Circuito de brincadeiras (para adultos e crianças)
Troca-troca – Feirinha para trocas de uniformes
17h30 – Abertura – Celebração da Primavera: é tempo de florescer;
17h45 – Mão na massa – Oficina de bonecos: arte para compor o painel Meu Brasil Brasileiro, título inspirado na música Aquarela do Brasil;
17h50 – O lanche coletivo: a escola oferece uma mesa de frutas e cada família traz um item para partilhar. Alimentos compartilhados nutrem o corpo e os afetos. Destinação dos resíduos para compostagem: o caminho de volta ao solo
Obs.: Não usamos utensílios descartáveis.
18h – Que tal um samba? Nada mais brasileiro do que uma roda de samba, com caldinho de feijão.
Grupo Samba da Buia
19h30 – “Caiu nas redes”: vamos registrar esse momento e postar nas redes sociais com a #primavera memorável na escola Praia do Riso.
20h: Poemas e girassóis – leve uma lembrança memorável da festa: escolha um poema e leve com um saquinho de terra da composteira da escola e sementes de girassol.