

Duas exposições vão marcar o mês de setembro na Fundação Hassis. Estratégias de Amparo, da artista Rosângela Dorazio, e Intenso e Leve Traço de Hassis. Programadas para inaugurar no dia 13 de setembro, das 10h às 12h, as exposições, além das obras, irão interagir com o público.
“É uma maneira de ocupar os espaços da Fundação e, assim, propor a interação da arte e o visitante cada vez mais”, coloca Monique Fonseca, curadora da mostra.
Para tanto, Estratégias de Amparo terá visita guiada e conversa com a artista durante a abertura. Já Intenso e Leve Traço de Hassis vai sugerir a execução de um desenho a partir de uma linha que se estenderá por toda uma parede em branco da Sala Vento Sul.
“O processo coletivo proposto de “engordar o mar” pretende dar peso ao vazio, construir um horizonte. A interação entre linhas fluídas envolve planejamento e acaso. O desenho à mão surge de linhas sinuosas, onduladas e curvas próximas umas das outras. O desenho resultante acolhe imperfeições, flui e pulsa energia”, coloca Monique.


*AS OBRAS*
Com data marcada para sábado de manhã, as exposições, como os próprios nomes definem, serão um afago e leveza para o corpo e para a alma.
A começar pela Estratégias de Amparo, um grupo de aquarelas desenvolvido pela artista nos últimos anos. Ao todo, estarão à venda na mostra 40 obras que variam entre A4 a 1m x 0,75 de tamanho. Na série, Rosângela retrata em seus personagens a ideia de repouso, pois parecem dormir ou cochilar tranquilamente.
“No entanto, é uma pista falsa porque nada está parado, e isso fica evidenciado na tensão entre matéria pictórica e os seres representados, dado que a aguada escorre por todo o suporte”, descreve a apresentação do catálogo de obras da artista.
Paulista, Rosângela promove, pela primeira vez, uma exposição do seu trabalho em Florianópolis. Além de Monique Fonseca, a curadoria também leva o nome da própria artista. “Na série de desenhos, vínculos são reafirmados por meio de gestos firmes, traços que colam, linhas que sustentam. Em tempos de dispersão, Rosângela convida o público a uma experiência de presença e escuta”, acrescenta Monique.


*INTENSO E LEVE TRAÇO DE HASSIS*
A exposição Intenso e Leve Traço de Hassis traz a público os encontros do céu e do mar retratados nas paisagens marinhas de Hassis. A eterna busca do artista pela pesquisa presenteia os visitantes com pequenas pinturas com massas de cores, criando manchas que se movimentam dando a sensação de estar ao longe admirando grandes paisagens.
“Cores e movimento elementos separados que se tornam inseparáveis que nos levam a refletir sobre a amplitude da natureza”, coloca Monique, destacando que estarão na mostra 16 obras para serem apreciadas pelos visitantes.
*SERVIÇO*
*Exposições*
*Estratégias de Amparo*, da artista Rosângela Dorazio.
*Intenso e Leve Traço de Hassis*, do artista Hiedy de Assis Corrêa.
*Curadoria*: Monique Fonseca
*Data*: dia 13 de setembro (sábado)
*Horário*: das 10h às 12h
*Local*: Fundação Hassis.
*Endereço*: Rua Luiz da Costa Freysleben, 87, bairro Itaguaçu.
*Visitação*: até 30 de outubro
*De segunda a sexta*, das 13h30 às 17h
*Sábados*, das 10h às 15h

