
Parque de Coqueiros na pauta
Foi aprovado na segunda-feira, dia 1º, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara de Vereadores de Florianópolis, o Projeto de Lei 19035/2024 que denomina o “Parque de Coqueiros” como “Parque de Coqueiros Engº. Hamilton Schaefer. Idealizador e executor, junto a outros moradores, o engenheiro liderou, nos anos 1990, o movimento comunitário que transformou o antigo “Saco da Lama” em Parque.
A Associação dos Moradores de Coqueiros – Pró-Coqueiros – acompanha desde o início, em 2024, a tramitação do projeto, que tem como autor o vereador e presidente da Casa Legislativa João Cobalchini. Nos meses de julho e agosto foi entregue à presidência da CCJ um abaixo-assinado com mais de mil assinaturas, recolhidas entre moradores e comerciantes do bairro de Coqueiros, pedindo que a Câmara aprove o projeto e faça a merecida homenagem.
Na votação de segunda-feira, os vereadores foram unânimes em defender os méritos de Hamilton Schaefer na construção do Parque e reconheceram o apoio popular – tanto pela entrega do documento como também pela presença de integrantes da Pró-Coqueiros nas reuniões da Comissão. Professor Hamilton, como também era chamado, pois foi professor da UFSC, faleceu em novembro de 2023 e deixou um legado não só para Coqueiros, mas também para cidade de Florianópolis.
O projeto segue agora para a Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo. E após a análise da última comissão, vai a Plenário para votação. Se aprovado, a área de lazer passará a se chamar Parque de Coqueiros Engº. Hamilton Schaefer.
Saiba mais sobre o assunto e conheça a história da construção do Parque no link abaixo
https://folhadecoqueiros.com.br/projeto-que-da-novo-nome-ao-parque-de-coqueiros-segue-em-tramitacao-na-camara/
Liberte um Poema

Sibyla, editora da Folha de Coqueiros, artesã Karla Rosa, Moacir Reis e o estudante Juliano do IFSC.
Projeto Liberte um Poema, promovido pelos alunos do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC – Câmpus Continente, recebeu 65 poesias, das quais 48 enviadas pela comunidade externa e 17 encaminhadas por estudantes e técnicos dos Câmpus da instituição de ensino.
Como última ação itinerante, o projeto – que iniciou no mês de abril – encerrou a primeira edição, dia 30, no Parque de Coqueiros. Disponíveis em uma gaiola, as poesias foram lidas por frequentadores do Parque, comerciantes da Feira de Artesanato e Gastronomia – que funciona todo o domingo na área de lazer – e por integrantes da Associação dos Moradores (veja fotos abaixo na Galeria).
Ainda como parte do projeto, os alunos estão organizando um e-book com os poemas recebidos. A divulgação deve sair até o dia 30 de setembro.
Participaram do projeto: IFSC Florianópolis Continente: cursos de Gestão de Turismo, de Eventos, de Espanhol; IFSC Lages: Ciência da Computação e IFSC Palhoça Bilíngue: Comunicação Visual.
Acesse o link abaixo e saiba mais
https://folhadecoqueiros.com.br/liberte-um-poema-incentiva-producao-literaria-no-ifsc-continente-e-no-parque-de-coqueiros/

Associações unidas por uma boa causa
Foi marcada a reunião para entrega do abaixo-assinado que pede mais segurança no Continente. O encontro será na segunda-feira, dia 8, a partir das 19h, no auditório da UDESC CEFID, em Coqueiros.
O documento será entregue pelos presidentes das Associações de Moradores dos bairros Coqueiros (Pró-Coqueiros), Abraão (Arcba) e Bom Abrigo (Amaba) à secretária de Segurança Pública e vice-prefeita da Capital, Maryanne Mattos.
Também estarão presentes o secretário do Continente, João Paixão, e representantes das Polícias Militar e Civil.
Aberta a toda a comunidade, a reunião vai debater melhorias que garantam mais proteção e tranquilidade aos moradores da região.
Saiba como iniciou o movimento no link abaixo
https://folhadecoqueiros.com.br/dia-de-fazer-a-entrega-do-abaixo-assinado-que-pede-mais-seguranca-no-continente/
GALERIA











Estudantes Juliano e Augusto com a jornalista Sibyla e a coordenadora da Feira do Parque, Roberta.