folha-de-coqueiros-logo

Prefeitura apresenta balanço da Operação Fio Desencapado e anuncia nova ação.

Mais de 7,5 toneladas de cobre apreendidas, 15 pessoas conduzidas por receptação, 10 estabelecimentos interditados e três armas de fogo retiradas de circulação. Esses foram alguns dos resultados apresentados pela Prefeitura de Florianópolis nesta segunda-feira (4), durante a divulgação do balanço da Operação Fio Desencapado, referente ao primeiro semestre de 2025.

A reunião, realizada no auditório da Guarda Municipal, foi conduzida pela vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, que anunciou também a segunda fase da Operação: atingir os maiores receptadores. Mesmo sem data definida, a ação já está mapeada pelo setor de inteligência e deve abranger de cinco a seis estabelecimentos. Ou seja, um em cada município que integra a força-tarefa, que passou a atuar de forma regional após recomendação do MPSC: São José, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz e Florianópolis.

Participaram do encontro o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, os promotores do MPSC, Jádel da Silva Júnior e Fabrício Cavalcanti, além de representantes da PMSC, PCSC, CELESC, Casan e das prefeituras citadas acima.

OPERAÇÃO

Com foco no combate ao furto de cabos da iluminação pública, à fiação irregular e à receptação desses materiais, a operação foi estruturada a partir de ações integradas de fiscalização e inteligência. Foram mapeados ferros-velhos e estabelecimentos suspeitos, a partir de levantamentos prévios realizados pelas equipes da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis e demais órgãos parceiros.

Até junho, foram realizadas 15 operações em diferentes pontos da Capital. Além do cobre apreendido, as equipes recolheram 6,5 toneladas de material reciclável, conduziram duas pessoas à delegacia por porte ilegal de arma de fogo e cumpriram dois mandados de prisão. Ao todo, foram emitidos 41 autos de infração e comunicados por irregularidades.

A apresentação destacou ainda operações pontuais com forte impacto, como a realizada no dia 14 de maio, que resultou em três conduções por receptação, três armas apreendidas e um foragido da justiça capturado. No semestre, 18 ferros-velhos ativos foram fiscalizados e 35 estabelecimentos desativados foram vistoriados.

TRABALHO INTEGRADO

A vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, destaca que com o apoio do Governo do Estado e de diversos órgãos e instituições parceiras, o trabalho se tornou muito mais efetivo.

“Já conseguimos perceber uma redução nos furtos de fios da iluminação pública, porque, se não há para quem vender, não há motivo para roubar. E é justamente esse o nosso foco: seguir firmes até desarticular completamente essa organização criminosa que coloca em risco a segurança da população e gera prejuízos aos cofres públicos.”

A Operação Fio Desencapado é conduzida pela Prefeitura de Florianópolis em parceria com a Guarda Municipal, Fiscalização de Serviços Públicos, PROCON, FLORAM, Vigilância Sanitária, COSIP, COMCAP, CELESC, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Civil, empresas de telefonia e o Corpo de Bombeiros. O trabalho continuará nos próximos meses, com novas ações previstas em toda a região metropolitana.

O Promotor de Justiça do MPSC, Jadel da Silva, destacou a importância do trabalho integrado. “A reunião de hoje teve como objetivo apresentar os resultados alcançados, mas também prestar uma homenagem ao esforço coletivo. A integração de diversas instituições, do sistema de justiça, da segurança pública e de serviços que atendem diretamente à população, foi essencial”, aponta o promotor e continua:

“Cada órgão, com sua expertise, experiência e vivência, contribuiu para um resultado mais efetivo no enfrentamento de uma rede criminosa que impacta diretamente o cotidiano das pessoas, dos serviços e das estruturas, sejam públicas ou privadas”, coloca.

As ações regionalizadas de enfrentamento a esses crimes seguirão em andamento, com foco estratégico nos receptadores em uma segunda fase a ser deflagrada. Com a ampliação para outros municípios a pedido do MPSC, a Operação Fio Desencapado passou a ser chamada de Operação Alta Tensão.

Em outra frente, o Prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto, informou que serão mantidos os trabalhos de monitoramento, por exemplo, na região do viaduto do bairro Campinas, na BR-282, no limite entre Florianópolis e São José.

“A principal ação que tem mostrado resultados concretos é a integração. Fico muito feliz em ver que estamos no caminho certo e mais ainda com a participação ativa do Ministério Público, que compreendeu como funciona a Operação Fio Desencapado e, com sua força institucional, mobilizou outros municípios para integrar essas ações”, declarou a secretária Maryanne Mattos.

Na apresentação, a Casan informou também que houve queda no número de furtos de hidrômetros este ano, principalmente na área central da Capital. Também a Celesc apontou que o número de furtos de fios e de cabos elétricos caiu 50% a partir de março em comparação com os meses anteriores.

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!