folha-de-coqueiros-logo

Filmes das obras de Hassis e fatos históricos já estão disponíveis para pesquisa.

Quem quiser conhecer um pouco mais a trajetória do artista plástico artista Hiedy de Assis Corrêa, o Hassis, já pode fazer uma visita à sede da Fundação Hassis, no bairro Itaguaçu. Foram disponibilizadas ao público mais de 400 horas de filmes para pesquisa. O trabalho, feito por uma equipe técnica (fotos), exibe as produções artísticas de Hassis, momentos em família, além de registros do crescimento da cidade, entre outros acontecimentos.

Trata-se do “Projeto Hassis – O Videasta”, que tem por objetivo preservar o acervo audiovisual criado pelo próprio artista e democratizar o seu acesso. “Hassis foi um personagem fundamental na história da arte do estado de Santa Catarina, cuja obra dialoga intensamente com a cultura, os costumes e o cotidiano do estado”, apontam as diretoras da Fundação e filhas de Hassis, Leilah e Luciana Corrêa.

Para assegurar a conservação dos materiais originais, um grupo de profissionais promoveu a higienização e digitalizou 28 filmes em Super 8,  32 fitas VHS e 900 slides. “Ele tinha uma grande preocupação com a memória. De costume, deixava a câmera ligada, num plano único, e filmava a sua produção”, coloca o cineasta e jornalista Zeca Pires, um dos responsáveis pelo trabalho, e continua:

“Um registro de grande importância para a pesquisa e para a cidade, não só apresentando o Hassis artista, mas também o Hassis família, o ser humano. Os filmes, além das obras e momentos históricos como as decorações de Carnaval feitas no Clube Doze, mostram as filhas debutando, o nascimento dos netos, a construção da casa em Itaguaçu, onde hoje funciona a Fundação”.

COMO PESQUISAR

Os filmes e fitas estão disponíveis em formato digital, e podem ser visualizados na sede da Fundação Hassis.
Endereço: Luiz da Costa Freysleben, 87 – Itaguaçu
Horário: de segunda a sexta das 13h30 às 17h e sábados das 10h30 às 13h30
Agendar visita: pelo WhatsApp (48) 988121036.

Projeto Hassis – o Videasta é uma realização da Fundação Hassis e Fundação Catarinense de Cultura, pelo Prêmio Paulo Gustavo.


Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!