folha-de-coqueiros-logo

Centro de Saúde de Coqueiros reduz horário de atendimento: agora será das 7h às 17h.

O Posto de Saúde de Coqueiros vai mudar o horário de atendimento. A partir desta segunda-feira, dia 19, o expediente da unidade será das 7h até 17h, ao invés das 19h como já era de costume. A informação foi dada pelo representante do Conselho Distrital de Saúde (CDS Continente), Bruno Andrades, em reunião no Conselho Local de Saúde na última quinta-feira, dia 15 de maio.

Como justificativa na redução da carga horário de trabalho, Bruno disse que o incentivo financeiro federal para o chamado “Programa Saúde na Hora”, que ampliou o horário de atendimento nas unidades, não está vindo regularmente nos últimos anos.  

 “Preferimos, então, priorizar a qualidade dos serviços de forma contínua”, coloca Bruno que, a exemplo do Posto de Coqueiros, está percorrendo os demais Conselhos Locais da área Continental de Florianópolis.

Sendo assim, as unidades que vão permanecer com horário ampliado serão as dos bairros Estreito e Monte Cristo, por conta da grande demanda de usuários. E já estão com serviços reduzidos as unidades do Abraão, da Coloninha, da Vila Aparecida e, agora, a de Coqueiros. Seguindo o mesmo caminho, estará o Centro de Saúde de Capoeiras.

A notícia foi recebida com preocupação pelos Conselheiros de Saúde de Coqueiros tendo em vista que moradores da região, especialmente mulheres que trabalham em horário comercial, vão perder esse acolhimento.

“Nosso bairro está com uma demanda crescente de famílias provenientes de outros estados e, também, de outros países, como Venezuela, Haiti, Cuba e países do continente Africano. Por isso, se faz necessária a ampliação do quadro de servidores”, aponta a coordenadora do Conselho Lisete Contin, que também vai assumir uma cadeira no Conselho Municipal de Saúde.

MAIS UMA EQUIPE DE SAÚDE

Para tentar reverter esse quadro, o Conselho Local de Saúde está preparando um ofício a ser entregue ao secretário municipal de Saúde, Almir Adir Gentil, solicitando a reposição de profissionais das Equipes de Saúde da Família, bem como a necessidade de criação de uma quarta Equipe de Saúde da Família.

O documento aponta que desde que foi inaugurado, há 13 anos,  o Porto de Saúde de Coqueiros mantém as mesmas três Equipes de Saúde da Família, sem considerar, no entanto, o crescimento populacional do bairro. Por isso, as dificuldades apontadas pelos usuários no atendimento como falta de médicos, falta de dentista e, recentemente, falta de profissional de enfermagem para aplicação de vacina.

Por conta disso, os agentes de saúde ao invés de percorrer o bairro para atender usuários idosos ou com problemas de mobilidade, estão em desvio de função:  vários profissionais devido à necessidade de atendimento, suprem algumas áreas como secretaria, acolhimento e recepção.

De acordo com a coordenadora Raquel Siqueira, os agentes – em número de cinco – hoje só fazem visitas quando precisa de “busca ativa”, ou seja, por exemplo, quando um usuário faz controle de alguma doença e não aparece na unidade.

“Outro aspecto relevante, que tem sobrecarregado os profissionais de saúde da UBS de Coqueiros, é a falta de “profissionais volantes” para as necessárias substituições e o adequado suprimento da Equipes de Saúde da Família durante os atendimentos”, destaca o documento, assinado pela Coordenadora do Conselho Local de Saúde e usuária da unidade, Lisete Contin, e também pelo presidente da Pró-Coqueiros, Leonardo da Costa.

Hoje, 12 mil usuários estão ativos na região, perfazendo 4 mil usuários por equipe. “Com certeza, o grande número de moradores justifica a criação de mais uma Equipe de Saúde da Família”, acrescenta Bruno ao apontar que a decisão “não é fechada, apenas paliativa e momentânea”.

PESQUISA

De acordo com Bruno, a decisão de reduzir a jornada de trabalho também se baseou na aplicação de um questionário feito com usuários da unidade. Entre outros resultados, a pesquisa apontou a insatisfação dos mesmos no atendimento da unidade. O resultado mostrou ainda que apenas 10% de usuários são atendidos entre 17h às 19h. E que o maior fluxo se concentra no período da manhã.

Grupo de WhatsApp

Agora a Folha de Coqueiros tem um Grupo Exclusivo e Fechado de WhatsApp! Se você quer ter acesso às notícias de Coqueiros e Região, clique no botão abaixo e fique por dentro dos acontecimentos do bairro!