Busca por estabelecimento:

Últimas Notícias

Seguranca

 

SC finaliza o Plano Estadual de Segurança Pública com a participação dos Consegs

28 AGO 2018


Santa Catarina será o primeiro estado a ter seu Plano Estadual de Segurança Pública alinhado às diretrizes fixadas Secretaria Nacional de Segurança Pública, através do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), neste ano. Para o conclusão do projeto, a Secretaria Estadual da Segurança Pública está colhendo sugestões dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). Nesta quarta-feira (29), a reunião será em Florianópolis, a partir das 19h30, no Centro Administrativo da SSP, na Avenida Ivo Silveira, com a participação do secretário da Segurança, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, e os diretores Vanessa de Oliveira (Segurança Cidadã) e Rogério Martins (Integração).

“Esta é a primeira vez que Santa Catarina contará com um plano neste nível e estamos na fase final de conclusão; nossas metas são de curto, médio e longo prazos; não é um plano para uma gestão apenas”, salientou Alceu de Oliveira.  Os próximos encontros com Consegs serão realizados em Blumenau e Lages. O primeiro foi em Joinville, no início deste mês, e, semana passada, ocorreu em Criciúma. Santa Catarina conta com 135 Consegs atuantes, envolvendo mais de 1.500 pessoas, disse Vanessa de Oliveira.

Esse plano para os próximos 10 anos permitirá a criação de um gerenciamento estratégico por alinhamento e integração de ações desenvolvidas pela SSP. Ele tem como objetivo tornar SC o estado mais seguro do País em relação aos índices de segurança pública, disse Rogério Martins. Alceu do Oliveira já apresentou o trabalho para os secretários da Defesa Civil, coronel João Batista Cordeiro Júnior, e da Assistência Social e Justiça e Cidadania, Romanna Remor.

BALANÇO - A partir da posse no comando da SSP, Alceu de Oliveira, o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Flávio Ghizzoni Júnior, e o comandante-geral da Polícia Militar, Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, fixaram um plano de ação para a área, objetivando a redução dos índices de criminalidade no Estado, como determinou o governador Eduardo Pinho Moreira. No planejamento, foi priorizado o controle ao crime organizado, com investimentos em tecnologia, inteligência, otimização de efetivos, operações integradas, interação com outros órgãos públicos, aproximação com a sociedade e monitoramento de resultados.

Já no final do primeiro semestre deste ano, houve redução significativa nas estatísticas: - 15% no número de homicídios; -7% de latrocínios; -31% de roubos;  -42% de roubos de cargas; -24% de roubos de veículos; -15% de furtos; -15% de furtos de cargas; -26% de furtos de veículos; -55% de furtos a instituições financeiras e + 37% de armas apreendidas (metralhadoras, fuzis, rifles, carabinas).

Fonte: Assessoria de Imprensa SSP/SC
 

 


Fotos