Busca por estabelecimento:

Patrocínio

Últimas Notícias

Saúde

 

Curso de massagem relaxante em Coqueiros

12 MAI 2017


Iatel completa 48 anos e promove eventos

O Instituto de Audição e Terapia da Linguagem (Iatel), especializado no tratamento de pessoas com transtornos de linguagem e da comunicação, está completando 48 anos de existência. Localizado no bairro de Coqueiros, há cerca de oito anos, o Instituto está promovendo algumas atividades para arrecadar fundos e manter a instituição. Entre os eventos, um Curso de Massagem Relaxante Integrativa que inicia no sábado, dia 20 de maio. Ministrado pelo professor e coordenador do Iatel, Roberto Pacheco, o curso terá uma carga horária de 32 horas e acontece na sede da entidade, na Rua São Pio X, 106 (confira abaixo).

“A proposta é divulgar o nosso trabalho à comunidade. O Iatel é um patrimônio do bairro, reconhecido pelos serviços prestados nas áreas da fala, escrita e da audição”, atesta Pacheco. Com formação em Fonoaudiologia, terapia corporal e acupuntura, ele também atende no local – em sessões de acupuntura e massagens - através de uma Clínica Social. Ou seja, uma percentagem é direcionada ao Instituto (associação sem fins lucrativos) e outra parte ao profissional.

“Promover cursos e atendimentos voltados à saúde foi a maneira encontrada para manter o Iatel de portas abertas”, diz a fonoaudióloga Cristiane Lima. Segundo ela, o convênio entre o Instituto e a Fundação Catarinense de Educação especial para atender crianças surdas foi extinto por falta de pedagogos na fundação. Eles trabalhavam a parte de alfabetização.

Além deste convênio, o Instituto também extinguiu o convênio com a Prefeitura de Florianópolis. “Como a verba do repasse sempre atrasava, o que gerava mais problemas do que soluções – como ações trabalhistas, por exemplo – resolvemos não renovar o contrato”, atesta o coordenador da instituição.

Por conta disto, o Instituto criou um Grupo de Estudos em Fonoaudiologia e Acupuntura (GEFA), que ajuda a manter a instituição através de cursos e atendimentos na área da saúde para a comunidade, com custos abaixo do mercado. Também mantém um convênio com a Prefeitura de São José. Ao todo, 50 pessoas – de 2 a 40 anos – são atendidas no local encaminhadas dos postos de saúde, escolas, Cras e hospital daquele município. "Primeiramente, a família inicia com o acolhimento social, onde são observadas qual a dificuldade ou dependência de comunicação, como também situações de vulnerabilidade e risco social. Somente depois é encaminhada para os exames e terapia", explica a assistente social Daniela Cristina Pereira.

O próximo passo, agora, para ajudar nas despesas, é fazer exames de audiometria também para o público externo. “Temos todos os aparelhos e uma cabine adequada – com isolamento de som – para fazer avaliação de possíveis problemas de audição”, diz Cristiane Lima, responsável pelos testes. De acordo com ela, se detectada alguma alteração das vias auditivas, o usuário  pode ser encaminhado para atendimentos no próprio Iatel ou fora dele como nos casos em que precisa de prótese auditiva. 

SERVIÇO

Atendimento: pessoas com distúrbios na fala, na audição e na escrita
Estrutura: avaliações auditivas, acupuntura e técnicas naturais
Equipe: Daniela Cristina Pereira (Assistente Social); Fonoaudiólogos: Cristiane Lima, Bruno Miranda Favreto e Júlia Bertola; Roberto Pacheco (coordenador).
Endereço: Rua São Pio X, 106, Coqueiros (via transversal à Rua Capitão Euclides de Castro, entre o Supermercado Imperatriz e Bella Pizza)
Telefone: 48 3225-6955

 




 

 

 

 


Fotos