Busca por estabelecimento:

Patrocínio

Últimas Notícias

Saúde

 

Prêmio Boas Práticas escolhe os vencedores

27 ABR 2016


O Grupo de Corrida, Caminhada e Pedalada – programa desenvolvido pelo Centro de Saúde de Coqueiros – foi um dos sete melhores trabalhos apresentados na 3ª Edição do Prêmio Boas Práticas em Saúde de Florianópolis, na categoria Atenção Básica. Além dele, o Grupo de Meninas, também de autoria da unidade de Coqueiros, classificou-se entre os sete primeiros projetos divulgados no evento. “Nos sentimos felizes e valorizados pela conquista”, comemora a educadora física Sibele Holsbach Costa.

Além deles, o Centro de Saúde de Coqueiros participou com mais dois trabalhos: Integração ensino-serviço-comunidade: o estágio de graduação em educação física/UFSC na atenção primária, e Grupo de Cuidadores “cuidar de quem cuida”. Já o Centro de Saúde Abraão contou com o trabalho “Num fica aí parado (a) não”!

Batizado de Mandala, já que trabalha em forma de rede, o Grupo de Corrida, Caminhada e Pedalada- projeto compartilhado com as unidades do Abraão e da Vila Aparecida – foi capa da Folha de Coqueiros no último mês de junho. Em reportagem publicada nas páginas 6 e 11, a turma – com mais de 40 anos – mostra que ganhou mais qualidade de vida e evitou doenças ao mudar o estilo de vida. A receita é simples: praticar exercícios e cuidar da alimentação.

Também eleito, o Grupo de Meninas reúne atividades voltadas às crianças e adolescentes do abrigo Casa Lar de Coqueiros, instituição que acolhe meninas em situação de risco pessoal e social. Elas têm entre 7 a 18 anos e recebem atendimento na área de saúde e esclarecimentos sobre cuidados com o corpo, saúde bucal, alimentação, exercício físico, planejamento familiar, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), projetos de vida, entre outros.

Com o tema “Educação em Saúde: reflexão, diálogo e transformação”, o Prêmio Boas Práticas reuniu, no Centro de Eventos da UFSC, na sexta-feira, dia 5, mais de 300 profissionais da área da saúde. Durante o encontro, foram apresentadas as nove melhores práticas nas categorias ACS (Agentes Comunitários de Saúde); Gestão e Atenção Básica, além dos banners escolhidos para mesas de comentários.

As práticas vencedoras, eleitas pelo público, foram Ser Agente, Ser Diferente; Oficina de Ortopedia Clínica para Médicos de Família: estratégia de educação permanente através do matriciamento coletivo; e Grupo de Plantas Medicinais: Cultive sua saúde através das plantas medicinais. Pelo júri técnico, venceu Reuniões de Microárea – O Fortalecimento do controle social. Os ganhadores farão uma viagem para conhecer as boas ações em saúde de outras regiões, com apoio do Ministério da Saúde.

OBJETIVO – De acordo com o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior, o principal objetivo do evento é a troca de experiências e informações para que as boas práticas e seus resultados possam ser disseminados em toda a rede. “Em cada peculiaridade local podem surgir práticas exitosas que contribuam para sanar ou minimizar dificuldades enfrentadas nas tarefas cotidianas, disse.”


Fotos