Busca por estabelecimento:

Últimas Notícias

Memória

 

Dia das Bruxas: O salão de festas fica na Praia de Itaguaçu

31 OUT 2017


A história de Florianópolis é cercada por mitos e lendas envolvendo bruxas. Não é à toa que a cidade é considerada “Ilha da Magia”. Uma dessas lendas foi narrada pelo folclorista e historiador Franklin Cascaes e acontece na Praia do Itaguaçu, localizada junto ao bairro Itaguaçu, na região continental da cidade. O local é famoso por conter dezenas de pedras espalhadas pelo mar que parecem estar flutuando, formando um cenário único.

Diz a lenda que as pedras, na verdade, são as bruxas da região e seus convidados. Elas queriam fazer uma linda festa aos moldes da alta sociedade. E o local escolhido para o encontro festeiro seria a Praia do Itaguaçu. A história está escrita em texto fixado numa das pedras

Todos seriam convidados, os lobisomens, os vampiros e as mulas-sem-cabeça. Os mitos indígenas também compareceram, entre eles estavam os curupiras, os caiporas, os boitatás e muitos outros. Em assembleia, as bruxas decidiram não convidar o diabo pela razão do seu imenso fedor de enxofre e pelas suas atitudes antissociais, pois ele exige que todas as bruxas lhe beijem o rabo como forma de firmar seu poder debochadamente absoluto.

A orgia se desenrolava, quando surge de surpresa o diabo que, entre raios e trovões, raivosamente irritado pela atitude marginalizante das bruxas, castiga todos transformando-os em pedras grandes, que até hoje flutuam nas águas do mar verde e azul da praia de Itaguaçu. 

Daí o nome do lugar na línguia dos indígenas: 

Ita = Pedra / Guaçu = Grande – Pedras Grandes

Registrado por Gelci José Coelho – “Peninha”

Fonte: Meus Roteiros de Viagem

Fotos: Marcelo Bittencourt

 

 

 

 

 

 

 


Fotos