Busca por estabelecimento:

Últimas Notícias

GERAL

 

Escolas e Ongs promovem ações de mobilidade e educação ambiental

16 SET 2021


Atividades em Coqueiros vão reunir brincadeiras na rua e limpeza de praia

Dia 25, sábado, o bairro de Coqueiros vai abrigar um evento para criançada. É o Movimento Ruas Brincantes, que acontece das 9h às 11h na Rua Bento Goiá, e marca as comemorações da Semana Nacional da Bicicleta e do Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro.

A programação reúne intervenção urbana que prevê o fechamento da Rua Bento Goiá para pedalar, andar de skate, patins, patinete e um espaço destinado para brincadeiras com pernas de pau, chinelão, cordas e pinturas na pista.

“A ideia é trazer para a rua atores que também fazem parte do trânsito, mostrando que a rua pode e deve ser compartilhada com todos. E as  propostas foram pensadas com intuito de trazer a criançada para pensar numa Floripa mais humana e segura”, aponta a professora e ciclista Ana Destri, responsável pelo Projeto Bicicleta na Escola,

Além do entretenimento, as crianças vão receber Educação Ambiental. Com orientação do biólogo e empresário Rodrigo Kiko Bungus, a garotada fará uma limpeza na praia e, a partir do material recolhido, irão ganhar uma aula sobre o problema do descarte irresponsável do lixo nas cidades e o impacto nos oceanos.

Kiko, que estará representando o Projeto Route de limpeza de praias, o Projeto Ilhéus de limpeza de Ilhas e o Projeto Frutificar de Neutralização de Carbono, coordenará ainda outra ação: vai fazer uma intervenção artística nos bueiros da rua e colocar a frase “O Mar Começa Aqui”. “A proposta é no mesmo sentido, mostrar que o lixo descartado de forma irresponsável entra nos bueiros junto com a água da chuva e acaba nos oceanos”, explica Kiko.

MOBILIZAÇÃO DE ESCOLAS E ONGS

O evento é resultado da mobilização de vários atores: do Projeto Bicicleta na Escola, da Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal, do Núcleo Infantil Coqueiros (NEI-Coqueiros), da Escola Praia do Riso – todos localizados na Rua Bento Goiá - e dos projetos Route, Ilhéus e Frutificar de Neutralização de Carbono.

“Estaremos trabalhando com as crianças nas escolas durante toda a semana. Desde a conscientização do descarte dos lixos, confecção de plaquinhas cicloativistas, pintura de amarelinhas na calçada, entre outros, E o fechamento da programação será justamente no sábado, dia 25”, explica a professora Ana Destri

Segundo Ana, para evitar aglomeração por conta da pandemia do novo Coronavírus, medidas de segurança sanitária estão sendo pensadas para que o movimento aconteça com tranquilidade.

 


Fotos