Busca por estabelecimento:

 

Últimas Notícias

GERAL

 

Equipe Sanear Floripa fiscaliza irregularidades no sistema de esgoto em Coqueiros

23 JUL 2021


Ausência de caixa de gordura ou fora das normas técnicas as são mais comuns

Depois das denúncias de irregularidades no sistema de esgoto de Coqueiros e seguindo as inspeções planejadas pelo Programa Floripa se Liga na Rede, a equipe do Grupo Sanear Floripa realizou uma ação de fiscalização no bairro. Entre as denúncias, estava o vazamento de esgoto na tubulação da Casan, na calçada da Rua Estilac Leal, em frente ao Condomínio Villagio Di Capri.  

Na visita, foi constatada irregularidade nas 30 caixas de gordura nos cinco blocos do Condomínio. “Acreditamos, sempre, que a construtora faz a obra corretamente, mas não foi o que aconteceu no nosso caso, por exemplo, já que as caixas não estavam dentro das dimensões previstas na NBR 8160/99”, diz o síndico Luiz Franz, lembrando que o prédio recebeu habite-se da prefeitura em 2000.

“Agora, tenho a orientação correta e sei que o entupimento da tubulação é provocado por gordura e não, ao contrário, por objetos como lenços umedecidos ou absorventes”, aponta, embora calcule que o serviço deverá custar em torno de R$ 50 a R$ 70 mil.

A Casan emitiu um termo de ocorrência de irregularidade dando um prazo de 15 dias para o condomínio se manifestar. “Pedimos uma prorrogação à Casan, pois é necessário apresentar três propostas de orçamento ao Conselho para depois iniciar a obra”, explica o síndico.

Além do condomínio da Estilac Leal, a Força-tarefa do Grupo Sanear Floripa, formada por fiscais e técnicos da Floram, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Casan e ECHOA Engenharia, fiscalizou outro condomínio na Avenida Desembargador Pedro Silva, que havia corrigido as suas ligações de esgoto e irá agendar inspeção de retorno com o Se Liga na Rede para comprovar a regularidade.

O PROGRAMA

Com os trabalhos iniciados no último dezembro, o Floripa Se Liga Na Rede é um programa da Prefeitura Municipal de Florianópolis, realizado em parceria com a Casan e executado pela ECHOA Engenharia, que busca promover a correta ligação dos imóveis da cidade à rede coletora de esgoto, atendendo bairros específicos por vez.

Uma das frentes da política de saneamento básico da cidade, o programa oferece uma consultoria técnica e gratuita, sendo que o agendamento da inspeção deve ficar a cargo do morador ou proprietário.

Atualmente, o Floripa Se Liga Na Rede encontra-se com as equipes divididas entre o Centro e Coqueiros. Desde 2018, o programa passou por Abraão, Bom Abrigo, Ponta das Canas, Canasvieiras e Lagoa da Conceição.

De acordo com o balanço atualizado, de janeiro de 2020 a julho de 2021, a situação de Coqueiros aponta 1.045 inspeções, em 833 imóveis, com 70% irregulares. Incluem casas, condomínios e comércios em geral.

Segundo Luan Casanova, ainda falta inspecionar em Coqueiros – incluindo o bairro de Itaguaçu – de 40 a 50% dos imóveis. “Pelo projeto, a equipe deve permanecer um ano trabalhando em cada bairro. Esperamos, portanto, até dezembro, concluir as vistorias na região”, calcula.

IRREGULARIDADES MAIS COMUNS

"O problema mais comum encontrado pelas nossas equipes, e que resulta neste grande volume de imóveis considerados irregulares, é ausência de caixa de gordura", afirma Luan Casanova, engenheiro sanitarista responsável pelo programa.

 "Todos os pontos geradores de resíduos com gordura, como pias de cozinha e churrasqueiras, devem ser conectados a uma caixa de gordura, e o tamanho dela precisa ser proporcional à quantidade produzida", argumenta.

Além da ausência, o subdimensionamento do dispositivo – quando é menor do que a produção de resíduos gordurosos na residência ou no comércio exige – é outra irregularidade comum detectada pelas inspeções do Se Liga Na Rede. Gordura lançada diretamente no esgoto entope a rede pública, causando vazamentos na rua e na calçada.

FAÇA A SUA PARTE

Instale a caixa de gordura com as dimensões adequadas, siga as orientações de manutenção e limpeza do dispositivo e dê a destinação correta aos resíduos gordurosos produzidos no seu imóvel.

Ligações sanitárias inadequadas poluem mar, rios e baías, entopem as redes públicas de esgoto e de drenagem e causam vazamentos nas ruas.

Agende uma inspeção Via Whatsapp: 48 9 8821-6499


Fotos