Busca por estabelecimento:

 

Últimas Notícias

GERAL

 

Prefeitura implanta coleta de volumosos por agendamento e de forma gratuita

10 MAI 2021


Serviço será feito nos domicílios que agendarem a remoção dos resíduos de grande volume. De 10 a 13 de maio é a vez dos bairros do Continente

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), implanta a coleta de resíduos volumosos por demanda em maio. O novo sistema de recolhimento será agendado ou por meio de pontos de entrega volantes, aos finais de semana, nas comunidades.

Antes da pandemia, explica o superintendente de Gestão de Resíduos, Ulisses Bianchini, o agendamento da coleta de móveis e eletrodomésticos era feito no Centro e bairros do continente. Nos demais, havia calendário anual de recolhimento domiciliar. Agora, a coleta por demanda será estendida a toda cidade.

Com o novo sistema, a coleta de volumosos que ocorria uma vez por ano, passa a ser mensal. “Antes o cidadão contava com a coleta gratuita na residência, apenas uma vez por ano, agora poderá dispor do serviço com maior frequência e conforme sua necessidade”, aponta o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga.

Agendamento

Para ter acesso ao serviço, o usuário deve entrar em contato pelo WhatsApp (48) 98482 8462 das 8h às 17h, de segunda a sexta, e agendar o recolhimento que será feito sem cobrança.  Também pode fazer a solicitação pelo e-mail volumosos.smma@pmf.sc.gov.br. 

O contato para agendamento deve ser feito até as 10h da quinta-feira anterior à coleta. Se perder o prazo, ficará para o próximo mês, sempre nas mesmas datas.

Na data marcada, o resíduo volumoso deverá ser disposto na calçada. As equipes de coleta não podem acessar propriedade privada para fazer o recolhimento, informa o gerente do Departamento de Coleta, José Vilson de Souza.

Resíduos volumosos são móveis, eletrodomésticos, restos de construção (pequenas quantidades e ensacados), latas e pneus e madeiras (separar de outros materiais). Podas devem ser destinadas à coleta seletiva de verdes.

A quantidade a ser disposta para coleta deve ser informada no momento do agendamento. Será coletado até um metro cúbico por residência, mais ou menos o volume de uma caixa de água de mil litros.

Uma vez por mês em vez de uma vez por ano

Para operar a nova logística, a Comcap mapeou a cidade em grandes áreas de modo a oferecer a possibilidade de coleta uma vez por mês em cada região. Residentes nos bairros do continente, que demandarem o serviço, serão agendados para a semana de 10 a 13 de maio. 

Morador que dispuser os resíduos na rua sem agendar ou fora da agenda da SMMA será multado. Descartar lixo e entulho na rua ou em áreas clandestinas é crime ambiental inafiançável, passível de multa e até pena de reclusão pela Lei Federal 9.605. Também é proibido pelo Código de Posturas Municipal, Lei 1.224, de 1974.

PEVs volantes em áreas de interesse social
Em paralelo, a Comcap intensificou o serviço de pontos de entrega voluntária (PEVs) em áreas de interesse social. Todo final de semana, caixas estacionárias de cinco e 20 metros são dispostas em pontos centrais das comunidades para recolhimento de resíduos volumosos. Esse calendário de PEVs volantes é realizado em parceria com associações comunitárias.

A primeira rodada começou em 9 de abril, com a colocação de caixas estacionárias no Alto da Caieira, Angelo La Porta, Centro (esquina das ruas Djalma Moellman com São Joaquim), Morro da Caixa (Travessa Bela Vista), Ilha Continente, Vila Aparecida e Costeira (no campo de futebol e no colégio novo).

 

Atenção

O contato para agendamento tem de ser feito até 10h da quinta-feira anterior à coleta ou ficará para o mês seguinte.

O agendamento será realizado e confirmado pelo mesmo canal do atendimento:

WhatsApp 48 98482 8462 (somente mensagens escritas e imagens) ou e-mail volumosos.smma@pmf.sc.gov.br

Quando solicitado por e-mail, favor mencionar o nome do BAIRRO no assunto da mensagem.

CLIQUE AQUI para acessar calendário da coleta domiciliar de volumosos por agendamento

 
CLIQUE AQUI para acessar calendário da instalação das caixas estacionárias em comunidades

 

 


Fotos