Busca por estabelecimento:

 

Últimas Notícias

GERAL

 

O filme The Father sob a ótica da Gerontologia

28 ABR 2021


O filme The Father é um dos filmes que busca retratar o processo de envelhecimento com a presença de um quadro demencial em andamento. Outros filmes muito importantes, como “Para Sempre Alice”, “Diário de uma Paixão”, “Viver Duas Vezes”, “A Senhora da Van”, por exemplo, também abordaram como tema os processos demenciais, a Doença de Alzheimer a história de vida do paciente que tem o diagnóstico da demência e a relação com os seus familiares.

No entanto, “The Father” é um filme diferenciado, pois é um dos únicos a fazer com que o telespectador se sinta dentro do filme, vivenciando o dia a dia pelo olhar do personagem Anthony. Mas quem é Anthony Hopkins, neste enredo? Anthony é um homem de 81 anos de idade que vive sozinho.

Ele se encontra em fase de um processo demencial, mas dispensa todas as cuidadoras, que são contratadas por sua filha, para lhe auxiliar nos cuidados diários, sob a alegação de que está sendo roubado e que não precisa de ajuda para conduzir sua vida, mas essa brilhante abordagem, rendeu ao protagonista do filme, o Oscar de melhor ator em cerimônia realizada em 25 de abril de 2021.

Este contexto, muito bem retratado pelo Diretor Florian Zeller, não foge à realidade de diversas famílias que presenciam as mesmas situações. De acordo com dados da Associação Internacional de Doença de Alzheimer (ADI, 2020) hoje, uma pessoa a cada três segundos recebe diagnóstico de demência. Essa condição clínica atinge atualmente mais de 50 milhões de pessoas no mundo inteiro, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS, 2020). 

No Brasil, dos 29 milhões de idosos presentes na população, 2 milhões apresentam esse diagnóstico, sendo o diagnóstico de doença de Alzheimer o tipo de demência mais frequente (SBGG, 2019). E entramos na questão: como lidar com essas situações desafiadoras?

Continue lendo esta interessante matéria em https://metodosupera.com.br/o-filme-the-father-sob-a-otica-da-gerontologia/ e conheça a unidade SUPERA em Coqueiros, na Rua Marques de Carvalho, 73 ou contato no whatsapp 48 98801-0352 ou 3209-0902. Visite nossa página em www.superafloripa.com.br


Fotos